O mito da democracia racial brasileira no discurso de educadores da RME-Belo Horizonte: Silenciamentos e Ausências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644441084

Palavras-chave:

Educação Racial, Discurso, Mito da democracia racial.

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre o mito da democracia racial brasileira no discurso de educadores da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. Os dados aqui apresentados foram coletados em áudio com oito educadores de duas escolas, através de entrevistas elaboradas através de questões semiestruturadas, tendo em vista conhecer e discutir as práticas pedagógicas em consonância com as diretrizes das leis 10.639/03 e 11.645/08. Para isso, será discutido o mito da democracia racial brasileira, tomando as reflexões de Florestan Fernandes, (1966); Gomes (2005), 2013; Guimarães (1999, 2002, 2005); Munanga (1999) e as definições de racismo implícito e explícito, abordados por Rosemberg e Silva (2003). E as reflexões críticas da Análise do Discurso em Van Dijk 2003; Orlandi (2015); Silva e Oliveira (2016), dentre outros. Foi notada a carência de formação e a ausência de práticas voltadas para a educação étnico-racial, aliadas ao discurso da democracia racial brasileiro. Verifica-se que o mito da democracia racial se desvela, nas falas dos professores, através da negação do racismo assim como na ausência de práticas pedagógicas que questionem a sua reprodução na escola.

Biografia do Autor

Miria Gomes Oliveira, UFMG

Míria Gomes de Oliveira possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). É escritora e professora da FAE-UFMG onde integra a equipe de pesquisadores do CEALE/GPELL/FAE/UFMG e do NERA/FAE/UFMG. Possui formação na área de Linguística Aplicada e Lingüística, com ênfase em Análise Critica do Discurso. Desenvolve pesquisas em: formação inicial e continuada de professores e relações etnico-raciais, EJA, diversidade, interação em sala de aula, ensino/aprendizagem de línguas, ensino da literatura, ensino da leitura e da escrita, letramentos. Tem especial interesse pelo estudo da formação inicial de professores e questões sobre diversidade e relações etnico-raciais. Livros de poesia publicados: Máscaras de Amor e Liberdade(2015); Más Intenções(2017). Livro de contos: Carmencita(2018).

Silvia Regina de Jesus Costa, Doutoranda - Faculdade de Educação/UFMG

Doutoranda no PPG na Faculdade de Educação UFMG. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação/ UFMG, cursou até o 8º período Ciências Sociais na UFMG, Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da FaE/UFMG. É professora do ensino fundamental da Rede Municipal da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Atuou como Professora e tutora do Curso Educação Escolar Quilombola do projeto Afirmando Direitos. Formadora, tutora e integrante da equipe pedagógica do curso pre-acadêmico Afirmação na Pós do Projeto de Extensão do Programa Ações Afirmativas. Tem experiência de participação e organização em coletivos sociais e movimentos sociais de classe, raça, gênero e sexualidade. Experiência na coordenação pedagógica de pré-vestibular comunitário - EDUCAFRO e em escolas públicas. Interesse nas disciplinas de humanas com abordagens interseccionais. Juventude, movimentos sociais e coletivos, Ações Afirmativas, Educação escolar quilombola.

Referências

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 003/2004, de 10 de março de 2004. Relatora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. Do parecer das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, 2004.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2003/lei-10639-9-janeiro-2003-493157- norma-pl.html. Acesso em: 15 fev. 2017.

BRASIL. Lei nº 12.711 de 29 de agosto de 2012. Brasília, 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federai de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 13 jul. 2013.

BRASIL. Proposta de Emenda à Constituição n º 171/1993. Altera a redação do art. 228 da Constituição Federal (imputabilidade penal do maior de dezesseis anos). Disponível em: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=14493. Acesso em: 20 de fev. 2017

COLLINS, Patrícia Hill. Se perdeu na tradução? Feminismo negro, interseccionalidade e política emancipatória. Parágrafo. jan/jun. 2017 v.5, n.1 (2017). p. 6 a 17.

CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Estudos Feministas, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Centro de Comunicação e Expressão. Florianópolis, Santa Catarina, v.7, n.12, p.171-188, 2002.

FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes. 5. ed. São Paulo: Globo, 2008, v. 1.

FREYRE, Gilberto. Casa-grande & Senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 48. ed. São Paulo: Global, 2003.

GATTI, Bernadette. Grupo focal nas ciências sociais e humana. São Paulo: Libre Livros, 2005.

GOFFMAM, Erving. Estigma. Notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Tradução: Mathias Lambert. Data da Digitalização: 2004. Data Publicação Original: 1891. 4º edição. Editora LTC.

GOMES, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. 236 p. (Coleção Educação para todos)

GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. O jogo das diferenças: o multiculturalismo e seus contextos. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

GUIMARÃES, Antônio Sergio Alfredo. Classes Raças e Democracia. São Paulo: Editora 34, 2002.

GUIMARÃES, Antônio Sergio Alfredo. Depois da democracia racial. Tempo Social, Revista de sociologia da USP, v. 18, n. 2, p. 269-287, 2006.

GUIMARÃES, Antônio Sergio Alfredo. Racismo e antirracismo no Brasil. São Paulo: Editora 34, 1999.

MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

NOGUEIRA, Maria Alice; NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins. A Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu: Limites e Contribuições. Educação & Sociedade, a. XXIII, n. 78, p. 15-36, abr. 2002.

OLIVEIRA, Míria Gomes de; SILVA, Paulo Vinicius Baptista. . Educação Étnico- Racial e Formação Inicial de Professores: a recepção da Lei 10.639/03. Educação e Realidade, v. 42, p. 183, 2016b.

ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 12. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.

ROSEMBERG, Fúlvia; SILVA, Paulo Vinícius Baptista.; BAZILLI, Chirley. Racismo em livros didáticos brasileiros e seu combate: uma revisão da literatura. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n.1, p. 125-146, jan.-jun. 2003.

SILVA, Paulo Vinicius Batista. O silêncio como estratégia ideológica no discurso racista brasileiro. Currículo sem Fronteiras, v. 12, p. 110-129, 2012.

SILVA, Paulo. Vinicius Baptista.; ROSEMBERG, Fúlvia. Brasil: lugares de pretos e brancos na mídia. In.: VAN DIJK, T. Racismo e Discurso na América Latina. São Paulo: Contexto, 2008.

SKIDMORE, Thomas. E. Fato e mito: descobrindo um problema racial no Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.79, p. 5-16, nov. 1991.

VAN DIJK, Teun. Introdução. In.: VAN DIJK, T. Racismo e Discurso na América Latina. São Paulo: Contexto, 2008.

VAN DIJK, Teun; HOFFNAGEL, Judith; FALCONE, Karina (Org.). Discurso e poder. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2015.

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

Oliveira, M. G., & Costa, S. R. de J. (2020). O mito da democracia racial brasileira no discurso de educadores da RME-Belo Horizonte: Silenciamentos e Ausências. Educação, 45(1), e106/ 1–17. https://doi.org/10.5902/1984644441084