<b> Para onde vão as licenciaturas? a formação de professores e as políticas públicas <b/>
Abstract
Este artigo discute e pontua questões fundamentais em relação à formação de professores e às políticas públicas, perpassada pela provocadora indagação: para onde vão as licenciaturas? Tarefa nada fácil, nesta conjuntura, a de explicitar formas de elaboração de políticas públicas que melhor respondam à necessidade de formação de professores no Brasil. Nesta direção, primeiramente situa o tema de formação de professores frente à situação de um mundo globalizado. Em seguida, por aproximações sucessivas, destaca as discussões atuais no país em relação às temáticas. Por fim, pontua como as universidades enfrentam de maneira árdua a questão das licenciaturas diante das políticas públicas e suas determinações e além disso tudo busca pensar algumas formas de resistência: que é exatamente como resistir, primeiro à barbárie, depois às suas conseqüências.
##submission.downloads##
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________