<b>Reconstruindo o ensino de Ciências nas séries iniciais por meio da Educação Continuada dos professores</b>

Autori

  • Suzana Margarete Kurzmann Fagundes
  • Valderez Marina do Rosário Lima

Parole chiave:

Continuing Education, Teaching Through Research, Science Eaching in Initial Series.

Abstract

Este artigo apresenta o relato de uma investigação, cujo objetivo foi conhecer o enfoque dado ao ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental, bem como compreender as contribuições da participação de professores em grupos de estudo para a transformação da prática docente em aulas de Ciências. Acredita-se que o papel dos professores é o de proporcionar aos seus alunos oportunidades para construção/reconstrução de conhecimentos. Para tanto, há necessidade de o professor manter-se em constante formação. O estudo foi realizado com as professoras de séries iniciais (de 1ª a 4ª) de uma escola do interior do estado do Rio Grande do Sul (RS) no período de 2006/ 2007. A metodologia utilizada nesta pesquisa tem caráter qualitativo, sendo a coleta de dados efetuada em ambiente natural, a escola. Pela análise textual discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007) sobre os dados coletados, concluiu-se que grupos de estudo podem contribuir para a transformação e o desenvolvimento do fazer pedagógico dos professores, em especial no que se refere às aulas de Ciências, refletindo também na aprendizagem do aluno, ou seja, na construção de seu conhecimento. Observou-se o crescimento do grupo no decorrer dos encontros, não só pela preocupação das professoras em mudar suas aulas, mas também, na tomada das decisões necessárias para que tal se efetivasse.

Palavras-chave: Educação Continuada. Educar pela Pesquisa. Ensino de Ciências nas séries iniciais.

##submission.downloads##

Come citare

Fagundes, S. M. K., & Lima, V. M. do R. (2015). <b>Reconstruindo o ensino de Ciências nas séries iniciais por meio da Educação Continuada dos professores</b>. Educação, 34(2), 359–372. Recuperato da https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/248

Fascicolo

Sezione

Artigo Demanda Contínua