Engajamento dos estudantes: uma revisão de fundamentações para práticas educativas e suas aproximações com a educação musical
DOI :
https://doi.org/10.5902/1984644467437Mots-clés :
Engajamento, Motivação, Educação, Educação musical.Résumé
O presente artigo traz como objetivo apresentar, por meio de uma revisão narrativa da literatura, estudos sobre o engajamento dos estudantes e sua aproximação com a área da educação musical. Foram revisados diferentes estudos sobre engajamento, com foco nos indicadores, facilitadores, resultados e motivação. De maneira geral, o engajamento pode ser entendido como uma participação ativa em uma atividade que é determinada pela qualidade de aspectos comportamentais e psicológicos (cognitivos e afetivo/emocionais) da pessoa na realização de uma ação. A partir da literatura consultada, reconhece-se que o engajamento é um processo fundamental na aprendizagem, mas necessita de um aprofundamento teórico e metodológico nas pesquisas futuras sobre o tema. Os resultados deste estudo podem auxiliar docentes e pesquisadores da área da educação na compreensão das definições e discussões sobre o engajamento dos estudantes. Ao mesmo tempo, o texto também contempla um público que busca estudar o engajamento e sua relação com a educação musical.
Références
APPLETON, James J.; CHRISTENSON, Sandra L.; KIM, Dongjin; RESCHLY, Amy L. Measuring cognitive and psychological engagement: Validation of the Student Engagement Instrument. Journal of School Psychology, v. 44, p. 427-445, 2006.
APPLETON, James J.; CHRISTENSON, Sandra L.; FURLONG, Michael. Student engagement with school: critical conceptual and methodological issues of the construct. Psychology in the Schools, v. 45, n. 5, 2008.
ARAÚJO, Rosane Cardoso de; BZUNECK, José Aloyseo. A motivação do professor e a motivação do aluno para práticas de ensino e aprendizagem musical. In: ARAÚJO, Rosane Cardoso de. (Org.). Educação Musical: Criatividade e Motivação. Curitiba: Appris, 2019, p. 41-52.
AZEVEDO, Roger. Defining and Measuring Engagement and Learning in Science: Conceptual, Theoretical, Methodological, and Analytical Issues. Educational Psychologist, v. 50, n. 1, p. 84-94, 2015.
BAUMEISTER, Roy F.; LEARY, Mark R. Writing Narrative Literature Reviews. Review of General Psychology, v. 1, n. 3, p. 311-320, 1997.
BEINEKE, Viviane. Processos intersubjetivos na composição musical de crianças: um estudo sobre a aprendizagem criativa. Tese (Doutorado em Música). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil, 2009.
BEINEKE, Viviane. Ensino musical criativo em atividades de composição na escola básica. Revista da ABEM, v. 23, n. 34, p. 42-57, 2015.
BEMPECHAT, Janine; SHERNOFF, David J. Parental Influences on Achievement Motivation and Student Engagement. In: CHRISTENSON, Sandra L.; RESCHLY, Amy L.; WYLIE, Cathy. (Eds.). Handbook of research on student engagement. New York: Springer, 2012. p. 315-342.
BETTS, Joseph. Issues and Methods in the Measurement of Student Engagement: Advancing the Construct Through Statistical Modeling. In: CHRISTENSON, Sandra L.; RESCHLY, Amy L.; WYLIE, Cathy. (Eds.). Handbook of research on student engagement. New York: Springer, 2012. p. 783-803.
BRYSON, Colin; HAND, Len. Promoting Student Engagement. In: ISSOTL Conference, 2007, Sydney. Anais… Sydney: ISSOTL, 2007, s/p.
BZUNECK, José Aloyseo; BORUCHOVITCH, Evely. Motivação e Autorregulação da Motivação no Contexto Educativo. Psicologia: Ensino & Formação, v. 7, n. 2, p. 73-84, 2016.
BZUNECK, José Aloyseo; MEGLIATO, Jucyla Guimarães Peres; RUFINI, Sueli Édi. Engajamento de adolescentes nas tarefas escolares de casa: uma abordagem centrada na pessoa. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v. 17, n. 1, p. 151-161, 2013.
CHRISTENSON, Sandra L.; RESCHLY, Amy L.; WYLIE, Cathy. (Eds.). Handbook of research on student engagement. New York: Springer, 2012.
CLEARY, Timohy; ZIMMERMAN, Barry. A Cyclical Self-Regulatory Account of Student Engagement: Theoretical Foundations and Applications. In: CHRISTENSON, Sandra L.; RESCHLY, Amy L.; WYLIE, Cathy. (Eds.). Handbook of research on student engagement. New York: Springer, 2012. p. 236-257.
CORDEIRO, Alexander Magno; OLIVEIRA, Glória Maria de; RENTERÍA, Juan Miguel; GUIMARÃES, Carlos Alberto. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Rev. Col. Bras. Cir., v. 34, n. 6, p. 428-431, 2007.
CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Flow: The Psychology of Optimal Experience. New York: Harper & Row, 1990.
CUSTODERO, Lori A. Observable indicators of flow experience: a developmental perspective on musical engagement in young children from infancy to school age. Music Education Research, v.7, n. 2, p. 185-209, 2005.
ECCLES, Jacquelynne; WANG, Ming-Te. Part I Commentary: So What Is Student Engagement Anyway? In: CHRISTENSON, Sandra L.; RESCHLY, Amy L.; WYLIE, Cathy. (Eds.). Handbook of research on student engagement. New York: Springer, 2012. p. 132-145.
ELLIOTT, David. J.; SILVERMAN, Marissa. Music Matters: A Philosophy of Music Education. 2nd ed. New York: Oxford Press, 2015.
FIGUEIREDO, Sérgio L. F. Considerações sobre a pesquisa em educação musical. In: FREIRE, Vanda B. (Org.). Horizontes da pesquisa em música. Rio de Janeiro: Letras, 2010. p. 155-175.
FIGUEIREDO, Edson. Controle ou promoção de autonomia? Questões sobre o estilo motivacional do professor e o ensino de instrumento musical. Revista da ABEM, v. 22, n. 32, p. 77-89, 2014.
FIGUEIREDO, Camila Fernandes. A interação musical e social em ambiente digital de aprendizagem: o adolescente com autismo e o MIROR-impro. Tese (Doutorado em Música). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil, 2020.
FINN, Jeremy D. Withdrawing From School. Review of Educational Research Summer, v. 59, n. 2, p. 117-142, 1989.
FINN, Jeremy D.; ZIMMER, Kayla. Student Engagement: What Is It? Why Does It Matter? In: CHRISTENSON, Sandra L.; RESCHLY, Amy L.; WYLIE, Cathy. (Eds.). Handbook of research on student engagement. New York: Springer, 2012. p. 96-131.
FREDRICKS, Jennifer. The eight myths of student disengagement: Creating classrooms of deep learning. Thousand Oaks: Corwin Press, 2014.
FREDRICKS, Jennifer A.; BLUMENFELD, Phyllis C.; PARIS, Alison. School engagement: Potential of the concept, state of the evidence. Review of Educational Research, v. 74, p. 59–119, 2004.
FREDRICKS, Jennifer A.; MCCOLSKEY, Wendy. The Measurement of Student Engagement: A Comparative Analysis of Various Methods and Student Self-report Instruments. In: CHRISTENSON, Sandra L.; RESCHLY, Amy L.; WYLIE, Cathy. (Eds.). Handbook of research on student engagement. New York: Springer, 2012. p. 762-782.
FREDRICKS, Jennifer A; RESCHLY, Amy L.; CHRISTENSON, Sandra L. Interventions for Student Engagement: Overview and State of the Field. In: FREDRICKS, Jennifer A; RESCHLY, Amy L.; CHRISTENSON, Sandra L. (Eds.). Handbook of Student Engagement Interventions: Working with Disengaged Students. Mahwah: Elsevier, 2019. p. 1-11.
FREDRICKS, Jennifer A.; HOFKENS, Tara L.; WANG, Ming-Te. Addressing the Challenge of Measuring Student Engagement. In: RENNINGER, K. Ann; HIDI, Suzanne E. (Eds.). Cambridge Handbook of Motivation and Learning. Cambridge: Cambridge Handbook of Motivation and Learning, 2019. p. 689-712.
FURLONG, Michael J.; WHIPPLE, Angela D.; JEAN, Grace St.; SIMENTAL, Jenne; SOLIZ, Alicia; PUNTHUNA, Sandy. Multiple Contexts of School Engagement: Moving Toward a Unifying Framework for Educational Research and Practice. The California School Psychologist, v. 8, p. 99-113, 2003.
FURLONG, Michael J.; FROH, Jeffrey J.; MUELLER; Meagan E.; GONZALEZ, Victoria. The Role of Gratitude in Fostering School Bonding. National Society for the Study of Education, v. 113, n. 1, p. 58-79, 2014.
FURRER, Carrie; SKINNER, Ellen. Sense of Relatedness as a Factor in Children’s Academic Engagement and Performance. Journal of Educational Psychology, v. 95, n. 1, p. 148–162, 2003.
GARCIA, Malinalli P.; DUBÉ, Francis. Stratégies pédagogiques visant le développement des habiletés métacognitives du musicien en formation afin d’optimiser l’efficacité de ses pratiques instrumentales. La Revue musicale OICRM, v. 1, n. 1, s/p, 2012.
GRANT, Maria J.; BOOTH, Andrew. A typology of reviews: an analysis of 14 review types and associated methodologies. Health Information and Libraries Journal, v. 26, n. 1, p. 91-108, 2009.
GREEN, Bart N.; JOHNSON, Claire D.; ADAMS, Alan. Writing narrative literature reviews for peer-reviewed journals: secrets of the trade. Journal of Chiropractic Medicine, v. 5, n. 3, p. 101-117, 2006.
GRIFFITHS, Amy-Jane; SHARKEY, Jill D.; FURLONG, Michael J. Student Engagement and Positive School Adaptation. In: GILMAN, R.; HUEBNER, E. S.; FURLONG, Michael J. (Eds.). Handbook of positive psychology in schools. New York: Routledge/Taylor & Francis Group, 2009. p. 197-211.
JANOSZ, Michael. Part IV Commentary: Outcomes of Engagement and Engagement as an Outcome: Some Consensus, Divergences, and Unanswered Questions. In: CHRISTENSON, Sandra L.; RESCHLY, Amy L.; WYLIE, Cathy. (Eds.). Handbook of research on student engagement. New York: Springer, 2012. p. 695-703.
JIMERSON, Sheine R.; CAMPOS, Emily; GREIF, Jennifer L. Toward an Understanding of Definitions and Measures of School Engagement and Related Terms. The California School Psychologist, v. 8, p. 7-27, 2003.
JUVONEN, Jaana; ESPINOZA, Guadalupe; KNIFSEND, Casey. The Role of Peer Relationships in Student Academic and Extracurricular Engagement. In: CHRISTENSON, Sandra L.; RESCHLY, Amy L.; WYLIE, Cathy. (Eds.). Handbook of research on student engagement. New York: Springer, 2012. p. 387-401.
KAHU, Ella R. Framing student engagement in higher education. Studies in Higher Education, v. 38, n. 5, p. 758–773, 2013.
KAHU, Ella R.; NELSON, Karen. Student engagement in the educational interface: understanding the mechanisms of student success. Higher Education Research & Development, v. 37, n. 1, p. 58-71, 2018.
KUH, George D. What Student Affairs Professionals Need to Know About Student Engagement. Journal of College Student Development, v. 50, n. 6, p. 683-706, 2009.
LAMONT, Alexandra. University students' strong experiences of music: Pleasure, engagement, and meaning. Musicae Scientiae, v. 15, n. 2, p. 229-249, 2011.
LAMONT, Alexandra. Emotion, engagement and meaning in strong experiences of music performance. Psychology of Music, v. 40, n. 5, p. 574-594, 2012.
LESSA, Lizzie M. Aspectos motivacionais da aprendizagem musical dos integrantes da bateria do bloco de carnaval Sargento Pimenta por meio do método O Passo: um estudo com base na Teoria do Fluxo. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil, 2015.
MADALOZZO, Tiago. A prática criativa e a autonomia musical infantis: sentidos musicais e sociais do envolvimento de crianças de cinco anos de idade em atividades de musicalização. Tese (Doutorado em Música). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil, 2019.
MARTIN, Andrew J. Motivation and engagement in diverse performance settings: Testing their generality across school, university/college, work, sport, music, and daily life. Journal of Research in Personality, v. 42, p. 1607-1612, 2008.
MARTIN, Andrew J. Part II Commentary: Motivation and Engagement: Conceptual, Operational, and Empirical Clarity. In: CHRISTENSON, Sandra L.; RESCHLY, Amy L.; WYLIE, Cathy. (Eds.). Handbook of research on student engagement. New York: Springer, 2012. p. 303-311.
MARTINS, Letícia M.; RIBEIRO, José L. D. Engajamento do estudante no ensino superior como indicador de avaliação. Avaliação, Campinas, v. 22, n. 1, p. 223-247, 2017.
O’NEILL, Susan A. Becoming a Music Learner: Toward a Theory of Transformative Music Engagement. In: MCPHERSON, Gary E.; WELCH, Graham F. (Eds.). The Oxford Handbook of Music Education. Vol. 1. New York: Oxford University Press, 2012. p. 163-186.
O’NEILL, Susan A. Mind the gap: Transforming music engagement through learner-centred informal music learning. The Recorder: Journal of the Ontario Music Educators’ Association, v. 56, n. 2, p. 18-22, 2014.
O’NEILL, Susan A. Transformative music engagement and musical flourishing. In: MCPHERSON, Gary E. (Ed.). The Child as Musician: A handbook of musical development. 2nd ed. Oxford: Oxford University Press Scholarship Online, 2016. p. 606-625.
RAMOS, Danilo; TONI, Anderson. O papel da didática nas emoções e engajamento dos estudantes em uma disciplina de prática musical em conjunto. In: XIX Encontro Regional Sul da ABEM, 2020. Anais... S/L: ABEM, 2020, s/p.
REEVE, Johnmarshall. A Self-determination Theory Perspective on Student Engagement. In: CHRISTENSON, Sandra L.; RESCHLY, Amy L.; WYLIE, Cathy. (Eds.). Handbook of research on student engagement. New York: Springer, 2012. p. 147-172.
REEVE, Johnmarshall. Understanding motivation and emotion. 7th ed. Hoboken: John Wiley & Sons, 2018.
RESCHLY, Amy L.; CHRISTENSON, Sandra L. Jingle, Jangle, and Conceptual Haziness: Evolution and Future Directions of the Engagement Construct. In: CHRISTENSON, Sandra L.; RESCHLY, Amy L.; WYLIE, Cathy. (Eds.). Handbook of research on student engagement. New York: Springer, 2012. p. 3-19.
RICHMOND, James; MCLACHLAN, Neil M.; AINLEY, Mary; OSBORNE, Margaret. Engagement and skill development through an innovative classroom music program. International Journal of Music Education, v. 34, n. 2, p. 143-160, 2016.
ROSE-KRASNOR, Linda. Future directions in youth involvement research. Social Development, v. 18, n. 2, p. 497-509, 2009.
ROTHER, Edna Terezinha. Revisão Sistemática X Revisão Narrativa. Acta Paul. Enferm., v. 20, n. 2, p. v-vi, 2007.
RYAN, Allison M.; NORTH, Elizabeth A.; FERGUSON, Sharlyn. Peers and Engagement. In: FREDRICKS, Jennifer A; RESCHLY, Amy L.; CHRISTENSON, Sandra L. (Eds.). Handbook of Student Engagement Interventions: Working with Disengaged Students. Mahwah: Elsevier, 2019. p. 73-85.
SAMUELSEN, Karen M. Part V Commentary: Possible New Directions in the Measurement of Student Engagement. In: CHRISTENSON, Sandra L.; RESCHLY, Amy L.; WYLIE, Cathy. (Eds.). Handbook of research on student engagement. New York: Springer, 2012. p. 804-811.
SHERNOFF, David J.; CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly; SCHNEIDER, Barbara; SHERNOFF, Elisa Steele. Student Engagement in High School Classrooms from the Perspective of Flow Theory. School Psychology Quarterly, v. 18, n. 2, p. 158–176, 2003.
SILVA, Flávia A. C. Motivação e criatividade em aulas de musicalização infantil sob a perspectiva da Teoria do Fluxo. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil, 2019.
SKINNER, Ellen A.; PITZER, Jennifer. Developmental Dynamics of Student Engagement, Coping, and Everyday Resilience. In: CHRISTENSON, Sandra L.; RESCHLY, Amy L.; WYLIE, Cathy. (Eds.). Handbook of research on student engagement. New York: Springer, 2012. p. 20-44.
STOCCHERO, Mariana A.; ARAÚJO, Rosane Cardoso de. Apreciação musical e envolvimento: um estudo sob a perspectiva da Teoria do Fluxo. Revista NUPEART, v. 10, n. 10, p. 8-29, 2012.
TONI, Anderson. A relação entre emoção e engajamento em aulas de prática musical em conjunto em um curso superior de música. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil, 2020.
TONI, Anderson; ARAÚJO, Rosane Cardoso de. Práticas docentes para o engajamento de estudantes de música em diferentes contextos: um estudo exploratório. In: XXV Congresso Nacional Associação Brasileira de Educação Musical, 2021. Anais… S/l: ABEM, 2021, s/p.
TOSHALIS, Eric; NAKKULA, Michael. Motivation, engagement, and student voice: The students at the center series. Boston: Jobs for the Future, 2012.
URBINA, Susana. Fundamentos da testagem psicológica. Porto Alegre: Artmed, 2007.
VELOSO, Flávio D. D.; ARAÚJO, Rosane Cardoso de. Desafios da prática instrumental e autorregulação: um estudo com percussionistas. Revista Vórtex, v. 5, n. 2, p. 1-19, 2017.
VOELKL, Kristin. School Identification. In: CHRISTENSON, Sandra L.; RESCHLY, Amy L.; WYLIE, Cathy. (Eds.). Handbook of research on student engagement. New York: Springer, 2012. p. 192-218.
WANG, Ming-Te; DEGOL, Jessica. Staying Engaged: Knowledge and Research Needs in Student Engagement. Child Development Perspectives, v. 8, n. 3, p. 137-143, 2014.
WANG, Ming-Te; HENTY, Daphne A.; DEGOL, Jessica. An Integrative Development-in-Sociocultural-Context Model for Children’s Engagement in Learning. American Psychologist, v. 74, n. 9, p. 1086–1102, 2019.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Educação (UFSM) 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________