Engajamento dos estudantes: uma revisão de fundamentações para práticas educativas e suas aproximações com a educação musical

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644467437

Mots-clés :

Engajamento, Motivação, Educação, Educação musical.

Résumé

O presente artigo traz como objetivo apresentar, por meio de uma revisão narrativa da literatura, estudos sobre o engajamento dos estudantes e sua aproximação com a área da educação musical. Foram revisados diferentes estudos sobre engajamento, com foco nos indicadores, facilitadores, resultados e motivação. De maneira geral, o engajamento pode ser entendido como uma participação ativa em uma atividade que é determinada pela qualidade de aspectos comportamentais e psicológicos (cognitivos e afetivo/emocionais) da pessoa na realização de uma ação. A partir da literatura consultada, reconhece-se que o engajamento é um processo fundamental na aprendizagem, mas necessita de um aprofundamento teórico e metodológico nas pesquisas futuras sobre o tema. Os resultados deste estudo podem auxiliar docentes e pesquisadores da área da educação na compreensão das definições e discussões sobre o engajamento dos estudantes. Ao mesmo tempo, o texto também contempla um público que busca estudar o engajamento e sua relação com a educação musical.

Bibliographies de l'auteur-e

Anderson Toni, Université fédérale du paraná

Doutorando e Mestre (2020) em Música (Cognição / Educação Musical) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduado em Licenciatura em Música pela UFPR (2017) e Técnico em Informática pelo Instituto Federal Catarinense - Campus Araquari (2013). Seus interesses de formação e atuação se concentram nas áreas da educação e cognição musical, com foco no engajamento e suas relações com as experiências emocionais e as conexões entre as pessoas nas práticas musicais. Possui experiência no ensino de musicalização infantil em escolas da rede privada e no ensino de teoria musical, percepção e solfejo para jovens e adultos; além disso, atua na produção de materiais didáticos para a Educação Básica e o Ensino Superior.

Rosane Cardoso de Araújo, Université fédérale du paraná

Ocupa o cargo de Professora Associada na Universidade Federal do Paraná, Departamento de Artes, onde ministra disciplinas nos cursos de Graduação em Música e Pós-Graduação em Música (Mestrado e Doutorado). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/ CNPQ, Nível 1D e membro do Comitê Assessor de Área -Linguística Letras e Artes da Fundação Araucária / PR gestão 2020-2024. Possui Pós-Doutorado em Música (Università di Bologna / Itália /2012) realizado com bolsa CNPq; Doutorado em Música (Universidade Federal do Rio Grande do Sul / 2005); Mestrado em Educação (Universidade Tuiuti do Paraná / 2001); Especialização em Piano (Escola de Música e Belas Artes do Paraná /1993); e Bacharelado em Música- piano (Escola de Música e Belas Artes do Paraná 1991). É líder do grupo de pesquisa Processos Formativos e Cognitivos em Educação Musical (CNPQ/UFPR) desde 2009; pesquisadora participante do projeto Il Sapere Musicale come rappresentazione sociale/ Dipartamento di Musica e Spetacollo dell?Università di Bologna /Itália; e pesquisadora participante do Miror Project Musical Interaction Relying On Reflexion / European Community - Information and Communication Technologies (ITC) 7th Framework Programme, atuando como membro do Advisory and Liaison Board. Foi professora da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (UNESPAR) entre 1994 e 2005 onde trabalhou como professora do Departamento de Instrumentos Polifônicos. Entre os anos 2006 e 2009 exerceu o cargo de Diretora Regional / Região sul da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical); Foi presidente da Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais entre 2014 e 2017 e vice-presidente da mesma associação entre 2017 e 2020. É membro de Conselho Editorial da revista Epistemus (Argentina), Revista Per Musi, Revista Ictus, Revista Expressão (Santa Maria) e Revista Percepta e também participa como membro do Conselho Consultivo da Revista Vórtex. Foi editora da Revista Música em Perspectiva entre 2011 e 2014 e é avaliadora ad hoc da Revista da Abem. Como orientadora de trabalhos de pesquisa, concluiu, em 2020, 150 orientações de trabalhos acadêmicos nos níveis de Graduação e Pós-Graduação. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, cognição musical e formação de professores.

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Publié-e

2023-04-19

Comment citer

Toni, A., & Araújo, R. C. de. (2023). Engajamento dos estudantes: uma revisão de fundamentações para práticas educativas e suas aproximações com a educação musical. Educação, 48(1), e18/1–29. https://doi.org/10.5902/1984644467437