Gênese e constituição da Obutchénie Desenvolvimental: expressão da produção singular-particular-universal enquanto campo de tensão contraditória.

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644448103

Mots-clés :

Obutchénie Desenvolvimental, Sistemas didáticos desenvolvimentais, Psicologia Histórico-Cultural

Résumé

O artigo apresenta dados históricos e fundamentos psicológico-didáticos, tendo em vista revelar, pelo estudo da gênese e do desenvolvimento histórico-cultural da Obutchénie Desenvolvimental sua natureza heterogênea. A pesquisa, de natureza teórica, tratou o material documental a partir de uma perspectiva materialista histórico-dialética. Como metodologia, fez um movimento de apreensão e análise do fenômeno pelo confronto de diferentes fontes e edições de publicações e de traduções, buscando revelar as contradições e tensionar dados numa perspectiva dialética do singular-particular-universal. No seio dos propósitos do presente trabalho, o artigo sistematiza algumas teses gerais que caracterizam a Obutchénie Desenvolvimental (o universal), assim como as singularidades (o particular) que distinguem três de seus sistemas: Elkonin-Davidov-Repkin, Galperin-Talizina e Zankov. O estudo possibilitou retratar as especificidades produzidas no interior de cada sistema como subsídio para evidenciar seus objetivos, princípios e orientações metodológicas. Os dados permitem notar que o campo de produção da Obutchénie Desenvolvimental emerge de um movimento complexo e rico produzido experimentalmente no período auge de 1958 a 1984 e que, na tensão contraditória entre diferentes abordagens produzidas sob a base de princípios comuns, se consolida enquanto perspectiva que orienta processos pedagógicos no contexto da antiga União Soviética. Apreender a generalidade e a particularidade que a constituem é fundamental para que a Obutchénie Desenvolvimental seja conceitualmente revelada a partir de seu próprio processo lógico-histórico e, em consequência, para que se expresse na unidade contraditória, como expressão dialética do singular-particular-universal.

Biographie de l'auteur-e

Andréa Maturano Longarezi, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, Doutora em Educação Escolar pela Unesp/Araraquara, Mestre em Educação (Metodologia do ensino) pela UFSCar e Graduada em Ciências Sociais pela Unesp/ Araraquara. Atualmente é professora associada pela Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Faced/UFU, Uberlândia, Brasil.

Références

AQUINO, O. F. L. V. Zankov: aproximações a sua vida e obra. In: LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés (Org.). Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. (Livro I). 1 ed. Uberlândia: EDUFU, 2012, p. 196 – 220.

CEDRO, Wellington Lima; MORETTI, Vanessa Dias; MORAES, Silvia Pereira Gonzaga de. Desdobramentos da Atividade Orientadora de Ensino para a organização do ensino e para a investigação sobre a atividade pedagógica. Linhas Críticas (ONLINE), v. 24, p. 402-424, 2019.

COELHO, Grasiela Maria de Souza. Formação contínua de professores universitários: uma proposta para o campus Amíl Ferreira Sobral [Relatório de Qualificação de Doutorado]. Uberlândia: Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Uberlândia, 2018.

DAVIDOV, Vasili Vasilievitch. La Enseñanza Escolar y el Desarrollo Psíquico. Moscú: Editorial Progreso, 1988a.

DAVIDOV, Vasili Vasilievitch. Problems of Developmental Teaching. The Experience of Theoretical and Experimental Psychological Research (Problemas do Ensino Desenvolvimental: A Experiência da Pesquisa Teórica e Experimental na Psicologia). Soviet Education, Sept. 1986/1988b, vol. XXX, nº 9 (Tradução por José Carlos Libâneo e Raquel A. M. da Madeira Freitas).

DAVIDOV, Vasili Vasilievitch; MARKOVA, Anastasia K. El desarrollo del pensamiento en la edad escolar. SHUARE, Marta. La Psicologia evolutiva y pedagogica em la URSS. Antologia. Biblioteca de Psicologia Soviética. Moscú: Editorial Progreso, 1981/1987, p. 173-193.

DIAS DE SOUSA, Waleska Dayse. Processos de imitação-criação como constituidores da práxis pedagógica. Tese (Doutorado), Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/MG, 2016.

DIAS DE SOUSA, Waleska Dayse; LONGAREZI, Andréa M. Imitação-criação no processo de formação para o desenvolvimento profissional docente. Praxis Educativa (impresso). ISSN 1809-4031, vol.13 n. 2, 2018, p. 443-462.

FEROLA, Bianca de C. Contribuições para a didática desenvolvimental no ensino médio: ações didáticas para a formação de conceitos científicos em biologia. Monografia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/MG, 2016.

FEROLA, Bianca de C. O desenvolvimento integral na obra de Leonid Vladimirovich Zankov (1957-1977): um olhar para os princípios e orientações metodológicas Dissertação (Mestrado). Uberlândia: Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Uberlândia, 2019.

FERREIRA, Ione Maria. Formação de professores e desenvolvimento da personalidade na Educação Infantil. Relatório de qualificação (Doutorado). Uberlândia: Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Uberlândia, 2019.

FRANCO, Patrícia Lopes Jorge. O desenvolvimento de motivos formadores de sentido no contexto das atividades de ensino e estudo na escola pública brasileira. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/MG, 2015.

FRANCO, Patrícia Lopes Jorge; SOUZA, Leandro Montandon de Araújo; FEROLA, Bianca de Carvalho. Princípios e movimentos didáticos para uma “Obutchenie por unidades”. Dossiê Didática desenvolvimental: uma abordagem a partir de diferentes concepções histórico-culturais. Linhas Críticas. Vol. 24, 2019, p. 359-380. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19820/20628. Acesso em: 05.03.19.

GALPERIN, Piotr Yakovlevich. Sobre la formación de los conceptos y de las acciones mentales. In: QUINTANAR ROJAS, Luis. (Org.). La formación de las funciones psicologicas durante el desarrollo del nuño. México: Universidad Autonoma de Tlaxcala, 1995.

GALPERIN, Piotr Yakovlevich. Ya. Sobre La formación de las imágenes sensoriales y de conceptos. In: ROJAS, Luis Quintanar (Compilador). La formación de lãs funciones psicológica durante el desarrollo del niño. Tlaxcala: Editora Universidad Autónoma de Tlaxcala. 2001, p.27-40.

GERMANOS, Erika. Contradições como força de mudança: o processo de formação continuada de professores do ensino médio enquanto potencializador da práxis transformadora à luz da teoria histórico-cultural. (2016). Tese (Doutorado). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/MG, 2016.

GUSEVA, Liudmila. Transição na educação russa: o sistema zankoviano no atual ensino fundamental. In: LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés. (Orgs.). Fundamentos psicológicos e didáticos do ensino fundamental. Uberlândia: EDUFU, 2017. p. 225 – 242.

GUSEVA, Liudmila; SOLOMONOVICH, Mark. Implementing the Zone of Proximal Development: From the Pedagogical Experiment to the Developmental Education System of Leonid Zankov. International Electronic Journal of Elementary Education, v. 9, n. 4, p. 775-786, 2017. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1146704.pdf Acesso em: 29 jul. 2019.

JESUS, Sonia Ferreira de. Ensino desenvolvimental: uma intervenção didático-formativa junto a supervisores de ensino. Projeto de pesquisa (Doutorado). Uberlândia: Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Uberlândia, 2018.

LIBÂNEO, José Carlos. A didática e a aprendizagem do pensar e do aprender: a teoria histórico-cultural da atividade e a contribuição de Vasili Davydov. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 27, n.27, p. 5-24, 2004.

LIBÂNEO, José Carlos; FREITAS, Raquel Aparecida Marra da Madeira. Vasily Vasilyevich Davydov: a escola e a formação do pensamento teórico-científico. In: LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés (Orgs.). Ensino desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Uberlândia: Edufu, 2013, p. 315-350.

LONGAREZI, Andréa Maturano. Para uma didática desenvolvimental e dialética da formação-desenvolvimento do professor e do estudante no contexto da educação pública brasileira. Obuchenie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica. Vol. 1, n. 1, 187-230, 2017. Disponível em: file:///C:/Users/Andrea/Downloads/39912-169768-1-PB%20(18).pdf. Acesso em: 06.07.2018.

LONGAREZI, Andréa Maturano. Prefácio. PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Paula Alves Prudente (Orgs.) . Teoria da atividade de estudo: contribuições de Daniil Borisovich Elkonin, VasiliVasilovich Davidov e Vladimir Vladimirovich Repkin. 1. ed. Curitiba: CRV, 2019a.

LONGAREZI, Andréa Maturano. Significado e sentido na atividade de estudo: uma problematização dos motivos na estrutura da atividade.

MILLER, Stela; GUADALUPE, Sueli de Lima Mendonça KOHLER, Érika Christina. (Org.) Significado e sentido na educação para a humanização. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2019b, p. 257-290.

LONGAREZI, Andréa Maturano. Teoria do experimento formativo. In: PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andréa Maturano. (Orgs.) Ensino Desenvolvimental. Sistema Elkonin-Davidov. Campinas: Mercado de Letras - Uberlândia: Edufu, 2019c.

LONGAREZI, Andréa Maturano; ARAUJO, Elaine Sampaio; PIOTTO, Debora; MARCO, Fabiana Fiorezi de. Жизнь и творчество Виталия Владимировича Рубцова: теоретика совместной деятельности. (Vida e obra de Vitaly Vladimirovich Rubtsov: o teórico da atividade conjunta). Культурно-историческая психология (Psicologia Histórico-Cutural), v. 14, p. 5-19, 2018.

LONGAREZI, Andréa Maturano; ARAUJO, Elaine Sampaio; PIOTTO, Debora; MARCO, Fabiana Fiorezi de. Vida e obra de Vitaly Vladimirovich Rubtsov: o teórico da atividade conjunta. PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andréia Maturano Orgs.). Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Livro III. Campinas: Paco Editorial. Uberlândia. Edufu. 2019.

LONGAREZI, Andréa Maturano; DIAS DE SOUSA, Waleska Dayse. Unidades possíveis para uma obutchénie dialética e desenvolvedora. Dossiê Didática desenvolvimental: uma abordagem a partir de diferentes concepções histórico-culturais. Linhas Críticas. Vol. 24, 2019, p. 453-474. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19815/20635. Acesso em: 05.03.19.

LONGAREZI, Andréa Maturano; FRANCO, Patrícia Lopes Jorge. Leontiev: a vida e a obra do psicólogo da atividade. In: LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés (Orgs.). Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Livro I. Uberlândia. Edufu. 2013.

LONGAREZI, Andréa Maturano; FRANCO, Patrícia Jopes Jorge. Леонтьев: жизнь и деятельность психолога (Vida e obra do psicólogo da Atividade). Дубненский психологический журнал (Jornal de Psicologia de Dubna), Dubna/Rússia, n.1, 2015.

LONGAREZI, Andréa Maturano; FRANCO, Patrícia Lopes Jorge. Atividade pedagógica na unidade significado social-sentido pessoal. LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés (Orgs.). Fundamentos psicológicos e didáticos do ensino fundamental. Uberlândia: EDUFU, 2017, v. 1, p. 265-291.

LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés (Orgs.). Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Livro I. Uberlândia. Edufu. 2013.

LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés (Org.) . Ensino Desenvolvimental. Antologia. Livro 1 - 9788570784339. 1. ed. Uberlândia: Edufu, 2017a. v. 1. 240p .

LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés (Orgs.). Fundamentos psicológicos e didáticos do Ensino Desenvolvimental. Uberlândia: Edufu, 2017b.

LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés. Fundamentos psicológico-didáticos para um ensino na perspectiva histórico-cultural: a unidade dialética obutchénie-desenvolvimento. In: LONGAREZI, Andréia Maturano; PUENTES, Roberto Valdés (Orgs.). Fundamentos psicológicos e didáticos do Ensino Desenvolvimental. Uberlândia: Edufu, 2017c, p. 7-15.

LONGAREZI, Andréa Maturano; SILVA, Diva Souza. Formação de professores e sistemas didáticos na perspectiva histórico-cultural da atividade: panorama histórico-conceitual. Apresentação. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica. Uberlândia: EDUFU. Vol 2, n.3, 2018, p. 571-590. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/47433/25643. Acesso em: 21.03.2019.

MARRA, José Bartolomeu Jocene. Formação de formadores de professores para e por um Ensino Desenvolvimental de línguas: uma intervenção didático-formativa na educação superior em Moçambique. Tese (Doutorado). 147f. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Uberlândia, MG, 2018.

MENDOZA, Hector José García, DELGADO, Oscar Tintorer. A contribuição do ensino problematizador de Majmutov na formação por etapas das ações mentais de Galperin .Revista Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, vol. 2, n. 01, 2018, p. 166-192.

MESHCHERYAKOV, Boris G. Ideias de Lev Semionovitch Vigotski sobre a ciência do desenvolvimento infantil. Psicologia. São Paulo: USP, 21(4), 2010, p. 703-726.

MOURA, Manoel Oriosvaldo de (Org.). A Atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. 2ed.Campinas: Autores Associados, 2016.

MOURA, Manoel Oriosvaldo de (Org.); ARAUJO, Elaine Sampaio; SERRAO, Maria Isabel Batista. Atividade Orientadora de Ensino: fundamentos. Linhas Críticas (UNB), v. 24, p. 339-358, 2019.

NECHAEVA, Natalia V. Uma introdução ao Sistema Zankov: aspectos teórico-práticos do sistema desenvolvimental. Obutchénie. Revista de Didática a psicologia Pedagógica. (Entrevista concedida à Bianca Ferola Carvalho). Uberlândia: Edufu, vol. 4, n.3, 2020.

NÚÑEZ, Isauro Beltrán. Vygotsky, Leontiev e Galperin: formação de conceitos e princípios didáticos. Brasília: Liber Livro, 2009.

NÚÑEZ, Isauro Beltrán; OLIVEIRA, Marcus Vinicius de Faria. Galperin: a vida e a obra do criador da Teoria da Formação por Etapas das Ações Mentais e dos Conceitos. LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés (Orgs.). Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Livro I. Uberlândia. Edufu. 2013.

PASQUALINI, Juliana C.; MARTINS, Ligia M. Dialética singular-particular-universal: implicações do método dialético para a psicologia. Psicologia & Sociedade, vol. 27, n. 2, 2015, p. 362-371.

PUENTES, Roberto Valdés. Didática desenvolvimental da atividade: o sistema Elkonin-Davidov (1958-2015). Revista Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, v. 1, p. 20-58, 2017.

PUENTES, Roberto Valdés. Elkonin-Davidov-Repkin: etapas no desenvolvimento da Teoria da Atividade de Estudo (1958-2018). Anais 17ª Jornada do Núcleo de Ensino e o 4º Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural. Marília: UNESP, 2018. Disponível em: http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=MjcyNDI=. Acesso em: 07/11/2-18.

PUENTES, Roberto Valdés. Uma nova abordagem da Teoria da Aprendizagem Desenvolvimental. In: PUENTES, Roberto Valdés;

CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIN, Paula (Orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. 1. ed. Curitiba: CRV, 2019.

PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIN, Paula (Orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de Daniil Borisovich Elkonin, Vasili Davidov e Vladimir Vladimirovich Repkin. 1. ed. Curitiba: CRV, 2019. v. 10. 434p .

PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andréa Maturano. A Didática Desenvolvimental: seu campo conceitual na tradição da Psicologia Histórico-Cultural da Atividade. In: LONGAREZI, Andréa Maturano;

PUENTES, Roberto Valdés. (Orgs.). Fundamentos psicológicos e didáticos do Ensino Desenvolvimental. Uberlândia: EDUFU, 2017a.

PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andréa Maturano. Didática desenvolvimental: sessenta anos de tradição teórica, epistemológica e metodológica. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica.

GEPEDI/ Uberlândia: EDUFU, 2017b, vol. 1. n.1, p. 9-19. Disponível em http://www.seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/38417/22696. Acesso em: 06/07/2018.

PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andréa Maturano (Orgs.). Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Livro II. Uberlândia. Edufu. 2017c. Disponível em http://www.edufu.ufu.br/sites/edufu.ufu.br/files/e-book_ensino_desenvolvimental_livro_ii_2015_0.pdf. Acesso em: 30.05.2019.

PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andréa Maturano. (Orgs.). Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Livro III. Uberlândia. Edufu. 2019.

PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andréa Maturano. Sistemas didáticos desenvolvimentais. Precisões conceituais, metodológicas e tipológicas. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, v. 4, n. 1, p. 201-242, 2020.

REPKIN, Vladimir Vladimirovich. Ensino desenvolvente e atividade de

estudo. Ensino em Re-Vista. V. 21, n. 1, p. 85-99, jan./jun. 1997/2014.

ROSA, Josélia Euzébio da; DAMAZIO, Ademir; ARAUJO, Elaine Silva; ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira; MOURA, Manoel, Oriosvaldo de;

SERRAO, Maria Isabel Batista; EUZEBIO, Juliana S.. Movimento do Conhecimento Matemático na História Virtual. Verdim e seus Amigos?. Perspectivas da Educação Matemática, v. 06, p. 21-41, 2013.

ROSA, Josélia Euzébio da; DAMAZIO, Ademir; SILVEIRA, Gisele Mezzari. O Sistema de Numeração nas Tarefas Propostas por Davýdov e seus Colaboradores para o Ensino de Matemática. Bolema (Rio Claro), v. 28, p. 1135-1154, 2014.

SOUZA, Montandon de Araújo. A sociologia no ensino médio: princípios e ações didáticas orientadoras de um ensino que possibilite o desenvolvimento de adolescentes em uma perspectiva histórico-cultural. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/MG., 2016.

SOUZA, Montandon de Araújo. A unidade Personalidade-Psique-Atividade no pensamento de Sergei L. Rubinstein: contribuições para o campo educacional. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/MG., 2019.

ZANKOV, Leonid V. La enseñanza y el desarrollo. Traducción del ruso por Vicente Pertegaz. Moscú: Editorial Progreso, 1975/1984.

ZUCKERMAN, Galina Aleksandrovna. Developmental Education. A Genetic Modeling Experiment. Journal of Russian and East European Psychology, vol. 49, no. 6, November–December, 2011, pp. 45–63.

ДАВЫДОВ, В. В. (DAVIDOV, V.V.). Проблемы развивающего обучения: Опыт теоретического и экспериментального психологического исследования. (Problemas da Obutchénie Desenvolvimental: a experiência de pesquisa psicológica teórica e experimental) – Мoscú: Педагогика, 1986. – 240 с. – (Труды д.чл. и чл.-кор. АПН СССР).

ДАВЫДОВ, В. В. (DAVIDOV, V.V.). Учебная деятельность: состояние и проблемы исследования (Atividade de Estudo: situação atual e problemas de pesquisa). Вопросы психологии (Questões de Psicologia, 1991, n. 6. P. 5-14). Disponível em: http://www.voppsy.ru/issues/1991/916/916005.htm. Tradução de Andrii Mischchenko e revisão técnica de Roberto Valdés Puentes, 1991. In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; Amorim, Paula Alves Prudente (Orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. 2019.

ДАВЫДОВ, В.В. (DAVIDOV, V.V.) ПРОБЛЕМЫ ИССЛЕДОВАНИЯ УЧЕБНОЙ ДЕЯТЕЛЬНОСТИ (Problemas da Pesquisa com Atividade de Estudo). ТЕОРИЯ РАЗВИВАЮЩЕГО ОБУЧЕНИЯ. (Teoria da Obutchénie Desenvolvimental). MOSCÓ: ИНТОР, tradução de Andrii Mishchenko, e revisão técnica de Roberto Váldes Puentes, Andréa Maturano Longarezi, Cecília Garcia Coelho Cardoso e Paula Alves Prudente Amorim, 1996. In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; Amorim, Paula Alves Prudente (Orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. 2019.

ВЫГОТСКИЙ, Л.С. (VIGOTSKI, L.S.) Проблема обучения и умственного развития в школьном возрасте (O problema da obutchénie e o desenvolvimento cognitivo na idade escolar). ВЫГОТСКИЙ, Л.С. (VIGOTSKI, L.S.) Избранные психологические исследования (Estudos psicológicos selecionados). М., 1956, с.438-452.

ВЫГОТСКИЙ, Л.С. (VIGOTSKI, L.S.) Мысль и слово (Pensamento e Palavra). ВЫГОТСКИЙ, Л.С. (VIGOTSKI, L.S.) Мышление и речь (Pensamento e Fala) Изд. 5, испр. — Издательство “Лабиринт”, М., 1999, p.276-336.

ЗАНКОВ, Л. В. (ZANKOV, L. V.) Развитие учащихся в процессе обучения (I — II классы) (Desenvolvimento de escolares no processo de obutchénie) (I – II Ano). Москва: издательство академии педагогичес, 1963.

ЗАНКОВ, Л. В. (ZANKOV, L. V.) Дидактика и жизнь (Didática e vida). Москва: Просвещение, 1968.

НЕЧАЕВА, H. B.; РОЩИНА, H. H. (N.V.Nechaeva, N. V; Roshchina, N. N.) Педагогическая система развивающего обучения. Занкова, Л. В. Учебное пособие. (Sistema pedagógico desenvolvimental de educação L.V. Zankov: manual de treinamento) Самара: Издательский дом «Федоров», 2006.

Publié-e

2020-11-18

Comment citer

Longarezi, A. M. (2020). Gênese e constituição da Obutchénie Desenvolvimental: expressão da produção singular-particular-universal enquanto campo de tensão contraditória. Educação, 45(1), e98/ 1–31. https://doi.org/10.5902/1984644448103