<b> Educação ambiental no ensino formal: a atuação do professor <b/>

Autores/as

  • Claudia Costa Farnesi
  • Celine Melo

Resumen

A escola é considerada o lugar mais adequado para trabalhar a relação homem-ambiente-sociedade, contribuindo para a superação do quadro de degradação ambiental. Os objetivos deste estudo foram verificar a importância da Educação Ambiental no planejamento de ensino; analisar as experiências dos professores do ensino Básico, Fundamental e Médio, de escolas públicas e privadas do município de Uberlândia, MG. Foi aplicado um questionário a 87 professores de todas as disciplinas. As estratégias mais utilizadas são textos informativos e exemplos inseridos em sala de aula. A falta de recursos e/ou material foi o principal obstáculo mencionado para justificar as poucas atividades realizadas., que em sua maioria, são restritas a práticas dentro da escola. Para os professores, Ciências, Biologia e Geografia são as disciplinas mais adequadas para abordar a Educação Ambiental e o principal tema deve ser Conservação e Preservação do Meio Ambiente. A maioria dos professores não se considera preparado pela graduação para ser um Educador Ambiental. O número de estratégias utilizadas não diferiu entre as escolas públicas e privadas. Palavras Chave: Educação ambiental; ensino formal; planejamento de ensino.

Biografía del autor/a

Claudia Costa Farnesi

Bacharela em Ciências Biológicas – UFU

Celine Melo

Doutoranda em Ecologia – UnB

Cómo citar

Farnesi, C. C., & Melo, C. (2012). <b> Educação ambiental no ensino formal: a atuação do professor <b/>. Educación, 27(1), 77–83. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/4683

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