<b> ENSINO DA MÚSICA NA ESCOLA FUNDAMENTAL: DILEMAS E PERSPECTIVAS</b>

Autores/as

  • Alícia Maria Almeida Loureiro

Resumen

O trabalho em foco pretende refletir sobre o entendimento do atual processo e da dinâmica do fenômeno musical dentro das instituições escolares de ensino fundamental. A abordagem do tema através da confluência de dois caminhos: o da pesquisa bibliográfica e o da pesquisa de campo, possibilitou-nos o entendimento de uma prática educativa musical praticamente inexistente dentro do contexto escolar. A reflexão teórica, a partir do material escrito sobre Educação Musical, revelou-nos uma acentuada desarticulação entre o “falar sobre música” e o “fazer musical”, o que acabaria por apontar, sob a ótica de atores envolvidos no trabalho de campo, para o uso e funções inadequados da prática musical, em desarmonia com a realidade do aluno e dissonante com o contexto sociocultural brasileiro.
Palavras-chave: Ensino de Música, Ensino Fundamental, Currículo

Biografía del autor/a

Alícia Maria Almeida Loureiro

Mestre em Educação/PUC-MG. Pianista e Psicóloga Especialista em Educação Musical e Psicologia Educacional. Licenciada em Música

Publicado

2011-11-21

Cómo citar

Loureiro, A. M. A. (2011). <b> ENSINO DA MÚSICA NA ESCOLA FUNDAMENTAL: DILEMAS E PERSPECTIVAS</b>. Educación, 28(1), 101–112. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/4329

Número

Sección

Artigo Demanda Contínua