<b>A RELAÇÃO MÃE-FILHO NO PROJETO “MÚSICA PARA BEBÊS”: UM ESTUDO SOBRE POSSÍVEIS INTERFERÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO MUSICAL DOS BEBÊS</b>
Resumen
O presente estudo teve por objetivo analisar a relação mãe-filho, verificando a sua interferência no desenvolvimento musical dos bebês, com vistas a contribuir na elaboração dos programas de música para esta faixa etária. Os sujeitos foram treze bebês e seus responsáveis, participantes da atividade de extensão da UFRGS, “Música para Bebês”, em 1999. As aulas foram registradas em fitas de vídeo. Da observação dos vídeos extraiu-se padrões de ação característicos entre mãe/filho. A análise destas ações permitiu estabelecer relações com os elementos formadores do apego entre mãe/bebê, apontados por Klaus e Kennel (1989,1992, 2000). Os resultados deste estudo sugerem o “Música para Bebês” como uma oportunidade de desenvolver o apego e de utilizá-lo para obtenção de maior desenvolvimento musical dos bebês.
Palavras Chave: Educação Musical: Bebê, Vínculo, Desenvolvimento.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________