A perspectiva da abordagem qualitativa narrativa de cunho sociocultural: possibilidade metodológica na pesquisa em educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644436687

Palabras clave:

Abordagem qualitativa, Narrativa de Cunho Sociocultural, Pesquisa em Educação.

Resumen

A partir de uma discussão teórica, este artigo busca apresentar reflexões sobre a abordagem qualitativa narrativa de cunho sociocultural, como possibilidade metodológica na pesquisa em educação. Para isso, inicialmente, a proposta é introduzir a discussão tecendo algumas considerações sobre a pesquisa qualitativa, para, posteriormente, abordar sobre a possibilidade de investigação pela abordagem narrativa sociocultural. Sendo assim, o objetivo principal é refletir sobre algumas concepções teóricas desta perspectiva de investigação. Trata-se de uma abordagem que vem contribuindo para o avanço das pesquisas em educação, principalmente em relação às temáticas que envolvem o estudo sobre aprendizagem docente, atividade docente de estudo, construção do conhecimento pedagógico, desenvolvimento profissional, trajetórias e saberes docentes na educação básica e superior. Portanto, as investigações baseadas nessa abordagem possibilitam a compreensão do processo de transformação, sob seu aspecto histórico e de mudança, no qual os sujeitos que narram estão envolvidos.

                

 

Biografía del autor/a

Juliana Lima Moreira Rhoden, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus São Borja/RS.

Professora Adjunta da UNIPAMPA - Campus São Borja/RS.

Doutora em Educação - PPGE/UFSM

Mestre em Ciências da Linguagem - UNISUL/SC

Graduada em Psicologia - UNIJUI/RS

Membro do Grupo de Pesquisa GPFOPE

Membro do Grupo de Pesquisa Relações de fronteira: História, política e cultura na tríplice fronteira Brasil, Argentina e Uruguai - UNIPAMPA - São Borja.

Silvana Zancan, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professora do Curso de Dança Licenciatura - UFSM

Lotada no Departamento de Metodologia do Ensino - MEN

Tutora do Curso de Pesagogia EAD - UAB/UFSM

Doutora Em Educação - PPGE/UFSM

Mestre em Educação - PPGEDU/PUCRS/RS

Especialista em Educação Física Escolar - CEFD/UFSM

Licenciada em Educação Física - ULBRA/SM

Membro do Grupo de Pesquisa GPFOPE - UFSM

 

 

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Publicado

2020-06-24

Cómo citar

Rhoden, J. L. M., & Zancan, S. (2020). A perspectiva da abordagem qualitativa narrativa de cunho sociocultural: possibilidade metodológica na pesquisa em educação. Educación, 45(1), e61/ 1–22. https://doi.org/10.5902/1984644436687