<b> PEDAGOGIAS CRÍTICAS: REPENSANDO SEUS FUNDAMENTOS E POSSIBILIDADES</b>

Autores/as

  • Margarita Sgró

Resumen

O auge da administração e organização educacional, o planejamento, a avaliação, etc. como temas que dominam o campo da teoria da educação de maneira quase excludente, podem se caracterizar como objetos de estudo gerados pela hegemonia duma racionalidade instrumental, que entende a pedagogia como um saber sem entidade por ter recebido o impacto das criticas vertidas sobre os saberes normativos. Este artigo busca analisar a possibilidade duma pedagogia propositiva, que aceita as críticas a racionalidade moderna, reconhece a crise das idéias de “Progresso” e de “História” mas ao mesmo tempo pretende superá-la ao recolocar criticamente a idéia de “Formação Cultural” elaborada pela primeira Escola de Frankfurt e a categoria ética do “Outro,” extraída da ética libertadora de Enrique Dussel.

Biografía del autor/a

Margarita Sgró

Profesora del área de Pedagogía de la Facultad de Ciencias Humanas de la Universidad Nacional del Centro. Magister enEducación, cursando actualmente el Doctorado en el área de Filosofía e Historia en la Facultad de Educación de la

Universidad Estadual de Campinas.  San Pablo.  Brasil.

Cómo citar

Sgró, M. (2012). <b> PEDAGOGIAS CRÍTICAS: REPENSANDO SEUS FUNDAMENTOS E POSSIBILIDADES</b>. Educación, 09–22. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3679

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