<b>Alfabetização e linguagem em rede: a formação continuada de professores</b>
Abstract
Este texto relata a experiência do CEALE – Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita- da FaE/UFMG, em dois momentos: antes e depois de sua integração à Rede Nacional de Formação Continuada da SEB/MEC. Os objetivos principais são: dar visibilidade a uma política pública em andamento no país e, problematizar a formação de professores na área da Alfabetização e Letramento. Os impactos das ações desenvolvidas por um dos Centros que compõem a Rede, apresentados aqui, de forma sucinta, contribuem para o adensamento dessa política e sua conseqüente capilaridade em direção a todos os estados brasileiros; além de agregar, ao debate conceitual, (em momento de efervescência teórica) questões vividas pelos professores, no cotidiano escolar, por meio do processo de institucionalização da formação, em parceria com as universidades. Por fim, este texto pretende, ainda, sugerir reflexões sobre o papel da Universidade na articulação entre formação inicial e continuada de professores.Palavras-chave: Alfabetização e Letramento. Formação Continuada de Professores. Políticas Públicas.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Declaration of originality
We declare that all articles present in the journal Educação (UFSM) are originals and were not submitted for publishing on any other publication, as a whole or a fraction. We also declare that, after being published by Educação (UFSM), a paper will not be submitted to another journal within two years. After this time, our journal transfers the publishing rights to the authors, with a permit granted by the Editorial Council.
We also acknowledge that the originals’ submission to Educação (UFSM) implies on a transference of copyright for physical and digital publishing to the journal. In case of noncompliance, the violator will receive sanctions and penalties predicted by the Brazilian Copyright Protection Law (n. 9610, dated 19/02/98).
Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)
This license lets others remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially, and copy and redistribute the material in any medium or format.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)

