<b> Relações interdisciplinares na pedagogia: Piaget e Montessori <b/>

Autores

  • Estela Maris Giordani

Resumo

Explicita-se as relações interdisciplinares na pedagogia através da epistemologia genética, analisando uma formulação teórica específica, no caso a pedagogia montessori. Através da operaciomalização da epistemologia genética verifica-se se ela é capaz de captar relações interdisciplinares no interior de uma formulação pedagógica específica e se esta pode ser considerada interdisciplinar. A pesquisa desenvolvida traz uma contribuição à pedagogia pois operacionaliza um modelo de análise de relações interdisciplinares no interior da pedagogia. O estudo concluiu que o modelo psicogenético possibilitou captar relações interdisciplinares no interior de formulações teóricas bem como possibilitou uma análise genuína da pedagogia montessori demonstrando o seu potencial em termos de formação integral do homem. PALAVRAS CHAVES: interdisciplinaridade e pedagogia; interdisciplinaridade em Piaget; pedagogia montessori.

Downloads

Como Citar

Giordani, E. M. (2012). <b> Relações interdisciplinares na pedagogia: Piaget e Montessori <b/>. Educação, 25(1), 123–134. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/4781

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua