<b> A psicologia do número <b/>
Abstract
Esse artigo tem como objetivo analisar a construção do conceito de número no aspecto psicológico da criança em desenvolvimento. O conceito de número não é apenas o resultado de experiências de contagem com conjuntos discretos, no inicio da infância. É a síntese dessas e outras experiências que incluem também, conjuntos contínuos. Essa síntese parece ser construída ao longo do desenvolvimento cognitivo da criança, em pelo menos três etapas de formulação do conceito - a oral, a escrita e a lógica. Cada qual deve ser reconhecida e tratada pelo professor durante o processo de construção e sistematização escolar do número. A idéia é instrumentalizar o professor, como mediador dessa construção, para que possa intervir melhor sobre os obstáculos a esse conhecimento, os geradores de erros, e, enfrentados pelos alunos durante a aprendizagem da matemática escolar.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Declaration of originality
We declare that all articles present in the journal Educação (UFSM) are originals and were not submitted for publishing on any other publication, as a whole or a fraction. We also declare that, after being published by Educação (UFSM), a paper will not be submitted to another journal within two years. After this time, our journal transfers the publishing rights to the authors, with a permit granted by the Editorial Council.
We also acknowledge that the originals’ submission to Educação (UFSM) implies on a transference of copyright for physical and digital publishing to the journal. In case of noncompliance, the violator will receive sanctions and penalties predicted by the Brazilian Copyright Protection Law (n. 9610, dated 19/02/98).
Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)
This license lets others remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially, and copy and redistribute the material in any medium or format.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)