<b>O ENSINO DA MATEMÁTICA NA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE ATUAL DO CURRÍCULO</b>
Abstract
Atualmente o ensino da Matemática no Ensino Médio apresenta-se, de maneira geral, descontextualizado e sem significado para a vida dos alunos, o que provoca incertezas e anseios tanto para alunos como para professores. Diante das propostas de descentralização e autonomia dispostas pela legislação nacional vigente e dos Parâmetros Curriculares Nacionais, realiza-se a análise do currículo adotado no ensino de Matemática de uma turma de alunos da terceira série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Afonso Maurer, localizada no município de Toropi, região central do Estado do Rio Grande do Sul. Estes alunos são filhos de pequenos agricultores e a maioria deles trabalha na agricultura, juntamente com seus pais. Através dessa análise pretende-se agregar elementos e provocar reflexões, objetivando contribuir para a conquista de uma aprendizagem significativa no ensino da Matemática no Ensino Médio. Palavras-chave: Ensino, Currículo, Matemática
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Declaration of originality
We declare that all articles present in the journal Educação (UFSM) are originals and were not submitted for publishing on any other publication, as a whole or a fraction. We also declare that, after being published by Educação (UFSM), a paper will not be submitted to another journal within two years. After this time, our journal transfers the publishing rights to the authors, with a permit granted by the Editorial Council.
We also acknowledge that the originals’ submission to Educação (UFSM) implies on a transference of copyright for physical and digital publishing to the journal. In case of noncompliance, the violator will receive sanctions and penalties predicted by the Brazilian Copyright Protection Law (n. 9610, dated 19/02/98).
Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)
This license lets others remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially, and copy and redistribute the material in any medium or format.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)