<b>A RELAÇÃO ENTRE O ENSINO ESCOLAR E A MÍDIA</b>
Abstract
Os Meios de Comunicação de Massa estão cada vez mais presentes no cotidiano pós-moderno. Aparecem nas salas de aula através da influência valorativa que promovem e da utilização dos produtos midiáticos pelos professores como complemento ao conteúdo das disciplinas. Muitos educadores consideram os Meios de Comunicação de Massa como concorrentes da escola no processo educativo, tendo em vista que crianças e jovens passam muito tempo em contato com a mídia e que esta possui recursos mais atrativos para a exposição de seus conteúdos. Os professores, de modo geral, tentam isoladamente fomentar a discussão acerca dos Meios de Comunicação de Massa e sua influência social, mas ficam limitados pelo conteúdo das disciplinas e pelo seu próprio conhecimento sobre o assunto. A pesquisa de caráter exploratório e abordagem qualitativa e exploratória visou detectar as principais dúvidas e equívocos dos professores sobre o funcionamento dos Meios de Comunicação de Massa e investigar a forma como os produtos midiáticos são utilizados nas instituições de ensino fundamental e médio na cidade de Santa Maria.
Palavras-chave: Mídia, escola, educação.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Declaration of originality
We declare that all articles present in the journal Educação (UFSM) are originals and were not submitted for publishing on any other publication, as a whole or a fraction. We also declare that, after being published by Educação (UFSM), a paper will not be submitted to another journal within two years. After this time, our journal transfers the publishing rights to the authors, with a permit granted by the Editorial Council.
We also acknowledge that the originals’ submission to Educação (UFSM) implies on a transference of copyright for physical and digital publishing to the journal. In case of noncompliance, the violator will receive sanctions and penalties predicted by the Brazilian Copyright Protection Law (n. 9610, dated 19/02/98).
Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)
This license lets others remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially, and copy and redistribute the material in any medium or format.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)