Os desafios da docência na Universidade para todos: os efeitos do imperativo da inclusão
DOI:
https://doi.org/10.5902/198464449312Palavras-chave:
University teaching, Inclusion, Higher education.Resumo
Este artigo anuncia alguns desafios aos professores universitários, que cada vez mais são instados a trabalhar com as diferenças dos sujeitos nas instituições de Ensino Superior. Toma-se como ponto de partida programas de acesso ao Ensino Superior, desenvolvidos por um conjunto de Universidades Comunitárias do sul do Brasil. Parte-se de uma perspectiva teórica que toma a linguagem como constitutiva e não apenas representacional, dessa forma são constituídos o conhecimento e os sujeitos. A metodologia utilizada foi a de análise documental. Argumenta-se que somente programas de acesso não são suficientes para garantir a permanência dos estudantes nas Universidades. Pretende-se mostrar que, ao narrar esses sujeitos, não mais os entendendo como problemas, mas sim como possibilidades, é possível que sejam produzidos outros alunos e outras formas de viver a inclusão na Universidade.
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