A diversidade na escola e as nova demandas para o trabalho docente

Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/198464448988

 

O artigo parte de um levantamento das políticas voltadas para a atenção à diversidade na educação, sua origem e o contexto de sua emergência. É analisado seu objetivo  manifesto de contribuir para a promoção da justiça social e da justiça escolar. Em seguinda busca-se analisar o papel desempenhado pelos professores em função destes novos objetivos que se apresentam para a escola. Considera-se que, da forma como encontram-se difundidos hoje os objetivos de atendimento à diversidade no contexto de uma escola meritocrática, os conflitos advindos deste paradoxo frequentemente recaem sobre os professores. Cabe a eles eles compatibilizar o peso dos diplomas como principal estratégia de distribuição de lugares na hierarquia social. Partindo-se de alguns dados da segunda fase da pesquisa “Trabalho docente na educação básica no Brasil” busca-se identificar os efeitos dessas políticas nas leituras que os próprios professores fazem desta contradição em seu trabalho.  Finalmente, o artigo busca propor uma atuação instituinte dos professores que poderia criar um espaço para que a diferença entre os alunos não implique em crescente desigualdade entre eles, sempre tendo em vistas também a criação de um ambiente de trabalho mais saudável para os professores.

 

Palavras-Chave: trabalho docente; diversidade, saúde e trabalho


Palavras-chave


This article begins with a discussion of the principles of social justice and school justice that underlies public policies for diversity in schools, and it examines the stated goal that aims at contributing to promotion of equality. Based on statements p

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/198464448988

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc - Prédio 16
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao


ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

Periodicidade: Publicação contínua

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

A Revista Educação (UFSM) agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________

    

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar