<b>Transversalidade e docência universitária: por uma recorrência dialética do ensinar-aprender</b>

Autores

  • Paulo Gomes Lima

Palavras-chave:

Docência universitária. Transversalidade. Dialogicidade.

Resumo

O objetivo deste trabalho é problematizar a docência universitária na atualidade por meio da projeção de uma intervenção pedagógica centrada na conscientização dos indivíduos, na contextualização de sua historicidade e na disposição em ressituar suas ações como determinantes da qualidade do ensino, mediatizada por sistematizações intencionais do ponto de vista teórico e metodológico, incluindo conhecimentos significativos. Por conhecimentos significativos entende- se aqueles conhecimentos que dão embasamento ao aluno, ao professor e a seus pares para contextualizar sua realidade sem, no entanto, se esquecer das contribuições historicamente produzidas nos diversos campos do conhecimento e ‘mais ainda’ ampliando a sua visão como sujeito histórico que faz a história e por ela também é responsável. Do ponto de vista do docente, esta leitura se presta a problematizar o seu itinerário profissional como espaço permanente de formação, o que requer uma dimensão transversal e dialógica.

Palavras-chave: Docência universitária. Transversalidade. Dialogicidade.

Downloads

Como Citar

Lima, P. G. (2008). <b>Transversalidade e docência universitária: por uma recorrência dialética do ensinar-aprender</b>. Educação, 33(3), 457–468. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/84

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua