Cultura japonesa: fábrica e escola na Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644467732Palavras-chave:
Cultura japonesa, Gerenciamento empresarial, EducaçãoResumo
Este artigo tem como objetivo discutir a influência da cultura japonesa espraiada para o âmbito educacional no Estado do Amazonas, em seus aspectos históricos e fabris. Utiliza o método dialético em suas leis fundamentais de ação recíproca, mudança dialética, mudança qualitativa e contradição, por meio de uma abordagem qualitativa e pesquisa de campo composta por dados obtidos por meio de observação na vida real e análise documental. A análise perpassa por pesquisa bibliográfica apresentando elementos próprios da cultura japonesa resultantes de adaptações ao ambiente e as condições históricas deste país que levaram ao surgimento do Sistema de Produção Toyota. Destaca que, estes princípios de gerenciamento empresarial estão presentes não só nas práticas de gerenciamento japonês como também repercutem no contexto educacional amazonense. Os resultados evidenciam que, as técnicas de gerenciamento japonesas, oferecidas por empresas de consultoria contratadas com recursos públicos pelas secretarias, municipal e estadual de educação do Amazonas, é que disseminam os elementos gerenciais japoneses, principalmente o ciclo PDCA; o Programa 5 s; e o Diagrama de Ishikawa, de causa e efeito. Estas empresas objetivam principalmente lucratividade, e dificultam ainda mais o entendimento dos padrões deste gerenciamento empresarial na educação, e o porquê da utilização dos mesmos por parte dos educadores das escolas públicas da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), e da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (SEDUC).
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