Cultura japonesa: fábrica e escola na Amazônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644467732

Palavras-chave:

Cultura japonesa, Gerenciamento empresarial, Educação

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a influência da cultura japonesa espraiada para o âmbito educacional no Estado do Amazonas, em seus aspectos históricos e fabris. Utiliza o método dialético em suas leis fundamentais de ação recíproca, mudança dialética, mudança qualitativa e contradição, por meio de uma abordagem qualitativa e pesquisa de campo composta por dados obtidos por meio de observação na vida real e análise documental. A análise perpassa por pesquisa bibliográfica apresentando elementos próprios da cultura japonesa resultantes de adaptações ao ambiente e as condições históricas deste país que levaram ao surgimento do Sistema de Produção Toyota. Destaca que, estes princípios de gerenciamento empresarial estão presentes não só nas práticas de gerenciamento japonês como também repercutem no contexto educacional amazonense. Os resultados evidenciam que, as técnicas de gerenciamento japonesas, oferecidas por empresas de consultoria contratadas com recursos públicos pelas secretarias, municipal e estadual de educação do Amazonas, é que disseminam os elementos gerenciais japoneses, principalmente o ciclo PDCA; o Programa 5 s; e o Diagrama de Ishikawa, de causa e efeito. Estas empresas objetivam principalmente lucratividade, e dificultam ainda mais o entendimento dos padrões deste gerenciamento empresarial na educação, e o porquê da utilização dos mesmos por parte dos educadores das escolas públicas da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), e da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (SEDUC).

Biografia do Autor

Luciana de Lima Pereira, Federal University of Amazonas

Possui mestrado em Educação (UFAM/2013). É doutora em Educação na linha de pesquisa: Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional (UFAM/2020). Tem experiência na área da Educação Básica e Superior. É funcionária pública estadual e municipal exercendo as funções de pedagoga e formadora na Educação Básica modalidade EJA. Pesquisa os seguintes temas: trabalho, qualificação, gestão do trabalho, gestão escolar, qualidade da Educação Básica.

Cristina Rosoga Sambuichi, Federal University of Amazonas

Possui mestrado em Letras (Língua, Literatura e Cultura Japonesa) conferido pela Universidade de Nagoya (2011) e revalidado pela Universidade de São Paulo (2014). É licenciada em Filologia pela Universidade de Bucareste (2006) com habilitações em Língua e Literatura Japonesa e Língua e Literatura Inglesa. Possui especialização em Estudos Culturais Asiáticos pela Universidade de Bucareste (2007). Lecionou língua e cultura japonesa e língua inglesa na escola de ensino médio de Bucareste "Ion Creanga" (Romênia) entre 2006 e 2008. No Brasil, atuou como professora de língua japonesa na Escola de Língua Japonesa de Taguatinga (2011-2013), UnB Idiomas (2012-2013), Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental (2014). Atualmente é professora de língua, literatura e cultura japonesa da Universidade Federal de Amazonas (UFAM). Participa do grupo de pesquisa Estudos Japoneses (UFAM).

Selma Suely Baçal de Oliveira, Federal University of Amazonas

É Professora Titular de Sociologia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas, no Brasil. Nasceu no estado do Amazonas, no Município de Manaus. Em 2002 recebeu o título de Doutora em Educação, pela Universidade de São Paulo. Suas pesquisas se voltam para os temas relacionados a Estado, Sociedade e Educação, com ênfase em Políticas Públicas, Trabalho e Relação Público/Privado em Educação. É autora de quatro livros e diversos artigos em periódicos. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas e Educação, certificado pelo CNPq. Atualmente é Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UFAM/Brasil. Esteve, em 2020, como Academic Visitor na University of Oxford, desenvolvendo pesquisa junto ao Latin American Centre sobre o "Retorno às Aulas na Educação Básica no Amazonas/Brasil e os Impactos da Pandemia da COVID-19". É Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1991), concluiu Mestrado (1997) em Educação pela Universidade de São Paulo. Atua no Curso de Licenciatura em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM, onde orienta discentes de Doutorado e Mestrado. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM (2008/2009). Foi eleita Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFAM, cumprindo mandato de Julho/2009 a Junho/2013. Exerceu a Direção da Faculdade de Educação da UFAM entre 2014 e 2017. Desenvolve estudos, também, nos temas: Financiamento e Administração da Educação Pública; Sociologia do Trabalho; Qualificação Profissional; Novas Tecnologias, Formação para o Trabalho e Qualificação dos Trabalhadores.

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Publicado

2023-06-29

Como Citar

Pereira, L. de L., Sambuichi, C. R., & Oliveira, S. S. B. de. (2023). Cultura japonesa: fábrica e escola na Amazônia. Educação, 48(1), e68/1–30. https://doi.org/10.5902/1984644467732