<b>Política educacional e formação docente na perspectiva da inclusão</b>

Autores

  • Dulce Barros de Almeida
  • Aparecida Maira de Mendonça Rezende
  • Elsieni Coelho da Silva
  • Nilda Maria de Carvalho
  • Osvaldo José Sobral
  • Rejane Cleide Medeiros Silva

Palavras-chave:

Full inclusion, Teachers Education, Public Education Politics.

Resumo

Este artigo é o resultado de pesquisa documental e bibliográfica em que apresenta uma reflexão sobre as políticas públicas de educação e formação de professores voltadas para a inclusão educacional. Para tanto, o trabalho se inicia com questionamentos a respeito do projeto neoliberal e das orientações dadas pelas instituições internacionais que financiam os programas para a educação brasileira. Em seguida, é realizada uma análise sobre a educação inclusiva e a formação teórico-prática dada aos professores que incluem as concepções epistemológicas, práticas avaliativas e desafios didático-pedagógicos da aprendizagem. Em última análise, o artigo se propõe a refletir sobre as orientações atuais oferecidas pela política educacional na perspectiva inclusiva.

Palavras-chave: Inclusão Educacional. Formação de Professores. Políticas Educacionais Públicas.

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Como Citar

Almeida, D. B. de, Rezende, A. M. de M., Silva, E. C. da, Carvalho, N. M. de, Sobral, O. J., & Silva, R. C. M. (2007). <b>Política educacional e formação docente na perspectiva da inclusão</b>. Educação, 32(1). Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/677

Edição

Seção

Dossiê: Educação Inclusiva