<b>Alfabetização e linguagem em rede: a formação continuada de professores</b>
Resumo
Este texto relata a experiência do CEALE – Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita- da FaE/UFMG, em dois momentos: antes e depois de sua integração à Rede Nacional de Formação Continuada da SEB/MEC. Os objetivos principais são: dar visibilidade a uma política pública em andamento no país e, problematizar a formação de professores na área da Alfabetização e Letramento. Os impactos das ações desenvolvidas por um dos Centros que compõem a Rede, apresentados aqui, de forma sucinta, contribuem para o adensamento dessa política e sua conseqüente capilaridade em direção a todos os estados brasileiros; além de agregar, ao debate conceitual, (em momento de efervescência teórica) questões vividas pelos professores, no cotidiano escolar, por meio do processo de institucionalização da formação, em parceria com as universidades. Por fim, este texto pretende, ainda, sugerir reflexões sobre o papel da Universidade na articulação entre formação inicial e continuada de professores.Palavras-chave: Alfabetização e Letramento. Formação Continuada de Professores. Políticas Públicas.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________