<b>Educação musical no contexto da indústria cultural: alguns fundamentos para a formação do pedagogo</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/198464445101Palavras-chave:
Musical education, Cultural Industry, Pedagogy.Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/198464445101
O presente artigo tem sua origem nas reflexões advindas de pesquisa em andamento acerca das possibilidades da educação musical no contexto da indústria cultural, a partir de uma ótica que valorize seu componente emancipador, tendo como referência a conceituação adorniana de formação cultural. O foco desta investigação é a atuação do pedagogo em relação à educação musical, cuja obrigatoriedade, prevista pela Lei n. 11769/08, tem favorecido o surgimento de diversas propostas de ensino, grande parte delas ancoradas nos produtos massificados da indústria cultural. No recorte apresentado, em primeiro lugar, apresenta-se um breve panorama da conjuntura atual, notadamente a da rede pública da cidade do Rio de Janeiro, lócus da investigação, e a demanda para o atendimento à referida lei, levando em consideração o número de licenciados em Música e a participação de pedagogos. A fim de se observar as condições de atuação/formação desse pedagogo, é apresentado, em seguida, um levantamento do espaço reservado aos conteúdos musicais nos currículos de Pedagogia das quatro principais universidades públicas do estado do Rio de Janeiro. Na conclusão, apontamos para elementos que possam fundar uma proposta de educação musical que seja efetivamente emancipadora.
Palavras-chave: educação musical; indústria cultural; pedagogia.
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