<b> O lugar da experiência, da cultura e da aprendizagem multimídia na formação de professores </b>

Autores

  • Monica Fantin Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464444864

Palavras-chave:

Experience, Cultural background, Multimedia learning, Teacher training.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464444864

 

Quais os desafios da formação de crianças, jovens e professores hoje? Falar de saberes e competências necessárias para o professor atuar nos cenários atuais implica perguntar em que medida a universidade, os cursos de licenciatura e os centros de formação docente estão se adequando às novas demandas da educação. Ao situar alguns desafios atuais da formação inicial em relação à cultura digital, o artigo enfatiza a importância da experiência, da formação cultural e da multimídia na formação de professores a partir de uma perspectiva culturalista de mídia-educação. Considerando que a mídia-educação é um campo em construção, a transversalidade e a contribuição multidisciplinar dos saberes das ciências, da educação, da comunicação e das artes constituem um “objeto-fronteira”, uma interface que pode interpretar melhor a transformação atual dos conhecimentos e das ferramentas da cultura digital que não se limitam à educação escolar. O texto discute a possibilidade da formação multimídia e suas competências como integração de saberes e contribuições metodológicas provindas de diferentes áreas do conhecimento e da perspectiva das múltiplas linguagens na escola e na cultura. Disso resulta a necessidade de configurar outros espaços para pensar a práxis educativa e formativa e discutir novas formas de mediação cultural nos cenários contemporâneos da formação de professores.

Downloads

Publicado

2012-05-09

Como Citar

Fantin, M. (2012). <b> O lugar da experiência, da cultura e da aprendizagem multimídia na formação de professores </b>. Educação, 37(2), 291–306. https://doi.org/10.5902/198464444864

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua