<b> A psicologia do número <b/>

Autores

  • Regina Ehlers Bathelt

Resumo

Esse artigo tem como objetivo analisar a construção do conceito de número no aspecto psicológico da criança em desenvolvimento. O conceito de número não é apenas o resultado de experiências de contagem com conjuntos discretos, no inicio da infância. É a síntese dessas e outras experiências que incluem também, conjuntos contínuos. Essa síntese parece ser construída ao longo do desenvolvimento cognitivo da criança, em pelo menos três etapas de formulação do conceito - a oral, a escrita e a lógica. Cada qual deve ser reconhecida e tratada pelo professor durante o processo de construção e sistematização escolar do número. A idéia é instrumentalizar o professor, como mediador dessa construção, para que possa intervir melhor sobre os obstáculos a esse conhecimento, os geradores de erros, e, enfrentados pelos alunos durante a aprendizagem da matemática escolar.

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Como Citar

Bathelt, R. E. (2012). <b> A psicologia do número <b/>. Educação, 25(1), 97–112. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/4779

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