<b> Para onde vão as licenciaturas? a formação de professores e as políticas públicas <b/>

Autores

  • Vera Lúcia Bazzo

Resumo

Este artigo discute e pontua questões fundamentais em relação à formação de professores e às políticas públicas, perpassada pela provocadora indagação: para onde vão as licenciaturas? Tarefa nada fácil, nesta conjuntura, a de explicitar formas de elaboração de políticas públicas que melhor respondam à necessidade de formação de professores no Brasil. Nesta direção, primeiramente situa o tema de formação de professores frente à situação de um mundo globalizado. Em seguida, por aproximações sucessivas, destaca as discussões atuais no país em relação às temáticas. Por fim, pontua como as universidades enfrentam de maneira árdua a questão das licenciaturas diante das políticas públicas e suas determinações e além disso tudo busca pensar algumas formas de resistência: que é exatamente como resistir, primeiro à barbárie, depois às suas conseqüências.

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Como Citar

Bazzo, V. L. (2012). <b> Para onde vão as licenciaturas? a formação de professores e as políticas públicas <b/>. Educação, 25(1), 53–66. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/4776

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