<b> Educação ambiental no ensino formal: a atuação do professor <b/>
Resumo
A escola é considerada o lugar mais adequado para trabalhar a relação homem-ambiente-sociedade, contribuindo para a superação do quadro de degradação ambiental. Os objetivos deste estudo foram verificar a importância da Educação Ambiental no planejamento de ensino; analisar as experiências dos professores do ensino Básico, Fundamental e Médio, de escolas públicas e privadas do município de Uberlândia, MG. Foi aplicado um questionário a 87 professores de todas as disciplinas. As estratégias mais utilizadas são textos informativos e exemplos inseridos em sala de aula. A falta de recursos e/ou material foi o principal obstáculo mencionado para justificar as poucas atividades realizadas., que em sua maioria, são restritas a práticas dentro da escola. Para os professores, Ciências, Biologia e Geografia são as disciplinas mais adequadas para abordar a Educação Ambiental e o principal tema deve ser Conservação e Preservação do Meio Ambiente. A maioria dos professores não se considera preparado pela graduação para ser um Educador Ambiental. O número de estratégias utilizadas não diferiu entre as escolas públicas e privadas. Palavras Chave: Educação ambiental; ensino formal; planejamento de ensino.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________