<b> A vivência como princípio metodológico no filosofar com crianças </b>

Autores

  • Sérgio A. Sardi

Resumo

O texto procura questionar o sentido do filosofar com crianças, a partir da vivência do conceito como princípio metodológico. O simples questionamento “Quem sou eu?” já põe em contato direto com o movimento criativo do próprio filosofar. A relação construtiva entre perguntas e respostas na sala de aula pode devolver à linguagem o seu caráter compreensivo de conhecimento mais abrangente. A atitude filosófica exige um aprendizado emocional que se reveste da necessidade de pensar sobre o próprio processo de pensar. As dimensões individual e coletiva do pensar se complementam, para que o diálogo interior alimente o verdadeiro significado do diálogo filosófico. Palavras-chave: vivência, filosofar, crianças.

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Como Citar

Sardi, S. A. (2011). <b> A vivência como princípio metodológico no filosofar com crianças </b>. Educação, 27(2). Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/4453

Edição

Seção

Dossiê: Filosofia e Ensino