<b>A RELAÇÃO MÃE-FILHO NO PROJETO “MÚSICA PARA BEBÊS”: UM ESTUDO SOBRE POSSÍVEIS INTERFERÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO MUSICAL DOS BEBÊS</b>

Autores

  • Kelly Stifft
  • Esther Beyer

Resumo

O presente estudo teve por objetivo analisar a relação mãe-filho, verificando a sua interferência no desenvolvimento musical dos bebês, com vistas a contribuir na elaboração dos programas de música para esta faixa etária. Os sujeitos foram treze bebês e seus responsáveis, participantes da atividade de extensão da UFRGS, “Música para Bebês”, em 1999. As aulas foram registradas em fitas de vídeo. Da observação dos vídeos extraiu-se padrões de ação característicos entre mãe/filho. A análise destas ações permitiu estabelecer relações com os elementos formadores do apego entre mãe/bebê, apontados por Klaus e Kennel (1989,1992, 2000). Os resultados deste estudo sugerem o “Música para Bebês” como uma oportunidade de desenvolver o apego e de utilizá-lo para obtenção de maior desenvolvimento musical dos bebês.
Palavras Chave: Educação Musical: Bebê, Vínculo, Desenvolvimento.

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Como Citar

Stifft, K., & Beyer, E. (2011). <b>A RELAÇÃO MÃE-FILHO NO PROJETO “MÚSICA PARA BEBÊS”: UM ESTUDO SOBRE POSSÍVEIS INTERFERÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO MUSICAL DOS BEBÊS</b>. Educação, 28(1), 93–100. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/4328

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