<b>O ENSINO DA MATEMÁTICA NA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE ATUAL DO CURRÍCULO</b>

Autores

  • Karla Jaqueline Souza

Resumo

Atualmente o ensino da Matemática no Ensino Médio apresenta-se, de maneira geral, descontextualizado e sem significado para a vida dos alunos, o que provoca incertezas e anseios tanto para alunos como para professores. Diante das propostas de descentralização e autonomia dispostas pela legislação nacional vigente e dos Parâmetros Curriculares Nacionais, realiza-se a análise do currículo adotado no ensino de Matemática de uma turma de alunos da terceira série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Afonso Maurer, localizada no município de Toropi, região central do Estado do Rio Grande do Sul. Estes alunos são filhos de pequenos agricultores e a maioria deles trabalha na agricultura, juntamente com seus pais. Através dessa análise pretende-se agregar elementos e provocar reflexões, objetivando contribuir para a conquista de uma aprendizagem significativa no ensino da Matemática no Ensino Médio. Palavras-chave: Ensino, Currículo, Matemática

Biografia do Autor

Karla Jaqueline Souza

Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional, na UFSM. Professora de Matemática e vice-diretora na Escola Estadual de Ensino Médio Afonso Maurer, em Toropi,RS

Downloads

Como Citar

Souza, K. J. (2011). <b>O ENSINO DA MATEMÁTICA NA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE ATUAL DO CURRÍCULO</b>. Educação, 28(1), 75–84. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/4326

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua