<b>A RELAÇÃO ENTRE O ENSINO ESCOLAR E A MÍDIA</b>

Autores

  • Andréa Franciéle Weber
  • Dafne Reis Pedroso da Silva
  • Eugênia Maria Mariano da Rocha Barichell

Resumo

Os Meios de Comunicação de Massa estão cada vez mais presentes no cotidiano pós-moderno. Aparecem nas salas de aula através da influência valorativa que promovem e da utilização dos produtos midiáticos pelos professores como complemento ao conteúdo das disciplinas. Muitos educadores consideram os Meios de Comunicação de Massa como concorrentes da escola no processo educativo, tendo em vista que crianças e jovens passam muito tempo em contato com a mídia e que esta possui recursos mais atrativos para a exposição de seus conteúdos. Os professores, de modo geral, tentam isoladamente fomentar a discussão acerca dos Meios de Comunicação de Massa e sua influência social, mas ficam limitados pelo conteúdo das disciplinas e pelo seu próprio conhecimento sobre o assunto. A pesquisa de caráter exploratório e abordagem qualitativa e exploratória visou detectar as principais dúvidas e equívocos dos professores sobre o funcionamento dos Meios de Comunicação de Massa e investigar a forma como os produtos midiáticos são utilizados nas instituições de ensino fundamental e médio na cidade de Santa Maria.
Palavras-chave: Mídia, escola, educação.

Biografia do Autor

Andréa Franciéle Weber

Autora, acadêmica do Curso de Comunicação Social, habilitação jornalismo, da UFSM

Dafne Reis Pedroso da Silva

Autora, acadêmica do Curso de Comunicação Social, habilitação jornalismo, da UFSM

Eugênia Maria Mariano da Rocha Barichell

Orientadora, professora doutora do Curso de Comunicação Social, Departamento de Ciências da Comunicação, da UFSM

Downloads

Como Citar

Weber, A. F., Silva, D. R. P. da, & Barichell, E. M. M. da R. (2011). <b>A RELAÇÃO ENTRE O ENSINO ESCOLAR E A MÍDIA</b>. Educação, 28(1), 49–60. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/4324

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua