Cogestão, democratização e privatização de equipamentos públicos de educação infantil: conceitos em disputa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644438644

Palavras-chave:

Cogestão, Privatização, Educação Infantil.

Resumo

Este trabalho apresenta, discute e analisa o termo cogestão inscrito no decreto regulamentador do Programa de Atendimento Especial à Educação Infantil (PAEEI), implementado em Campinas-SP, em 2007.  Por meio da análise do texto da lei, dos documentos que o normatiza no período de 2007 a 2014, e do levantamento bibliográfico, comparamos as características “administrativas” deste Programa buscando explicitar que a apropriação do vocábulo por parte dos legisladores não condiz com a construção social e histórica do conceito de cogestão. Apuramos que o Programa em curso corresponde a um processo de privatização explícito, pois transfere a gestão de equipamentos de educação infantil públicos ao setor privado com subsídio governamental, materializando a lógica gerencialista defendida pelos setores hegemônicos que tem como fim a “flexibilização” da gestão pública e a transformação da educação em mercadoria.

Biografia do Autor

Cassia Alessandra Domiciano, Universidade Federal do Paraná

Professora do Departamento de Planejamento e Administração Escolar (Deplae) da Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

2020-11-18

Como Citar

Domiciano, C. A. (2020). Cogestão, democratização e privatização de equipamentos públicos de educação infantil: conceitos em disputa. Educação, 45(1), e96/ 1–26. https://doi.org/10.5902/1984644438644