<b> Mapas da formação docente pós-LDB: regulação ou emancipação</b>

Autores

  • Edite Maria Sudbrak

Palavras-chave:

Regulation, Emancipation, Teachers' training.

Resumo

Mapas da formação docente pós LDB: regulação social ou emancipação analisa, com base no projeto socioeconômico em vigor no Brasil, as tendências que são projetadas nas reformas da formação de professores. O estudo valeu-se da abordagem cartográfica, analisando os mapas normativos oficiais representados nesta investigação pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, pelo Plano Nacional de Educação e pelas Diretrizes Curriculares para Formação de Professores para a Educação Básica. A pesquisa deteve-se, igualmente, na análise do mapa de um lugar, em suas inter-relações com as determinações das políticas macroeducacionais. Estas reflexões foram confrontadas com uma proposta de resistência, nominada também de mapa emancipatório, conforme ensinamento de Santos (1998, 2000). As conclusões provisórias do processo investigativo sinalizam para as marcas reguladoras do processo de formação traduzidas em: transnacionalização das políticas educativas; educação para o mercado; falsa autonomia; avaliação de desempenho; participação de baixa intensidade; formação profissional gerenciada; ênfase no técnico e no administrativo; razão prática. Propondo mapas emancipatórios defende-se a educação como direito universal e bem público; o conhecimento emancipatório; uma política global de formação. A pesquisa reforça a necessidade de construir novos mapas, os quais sejam portadores de novas frentes de diálogo, de utopia e emancipações.

Palavras-chave: Regulação. Emancipação. Formação Docente.

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Como Citar

Sudbrak, E. M. (2011). <b> Mapas da formação docente pós-LDB: regulação ou emancipação</b>. Educação, 29(2), 175–190. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3849

Edição

Seção

Dossiê: Formação de Professores e Profissionalização Docente