A constituição do Sujeito-Mãe nos livros didáticos de matemática da Educação do Campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644438457

Palavras-chave:

Sujeito-mãe, Livros Didáticos de Matemática, PNLD Campo.

Resumo

Este artigo descreve a constituição do que foi aqui denominado ‘sujeito-mãe’ a partir da análise de dez livros didáticos de matemática, produzidos para os anos iniciais de escolas do campo no Brasil. Esse material compõe duas coleções aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático Campo, o PNLD Campo. As teorizações foucaultianas acerca da análise do discurso amparam a descrição e análise de um conjunto de endereçamentos que incidem sobre um corpo como performance cultural do feminino. Os excertos, imagens, atividades e exercícios trazidos replicam práticas estilizadas que inscrevem o sujeito-mãe por meio de discursividades direcionadas a um corpo com marcas de gênero específicas: o feminino. Desse modo, os dados mostraram que o currículo de matemática materializa narrativas bem elaboradas que se valem dos conteúdos dessa disciplina escolar, a fim de replicar e constituir um conjunto de valores e moralidades, com substancial status de verdade, que acabam por orientar os modos de ser e agir desse corpo que se vê e é visto como feminino.

Biografia do Autor

Vanessa Franco Neto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul


Doutora em Educação Matemática na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora Assistente da Licenciatura em Educação do Campo FaEd/UFMS

Angela Maria Guida, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul FAALC/EaD. Mestrado em Letras/ Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Juiz de Fora [UFJF], Doutora em Ciência da Literatura/Poética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro [UFRJ]. Pós-Doutorado em Estudos Literários, pela Universidade Federal de Minas Gerais [UFMG].

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Publicado

2020-09-25

Como Citar

Neto, V. F., & Guida, A. M. (2020). A constituição do Sujeito-Mãe nos livros didáticos de matemática da Educação do Campo. Educação, 45(1), e86/ 1–24. https://doi.org/10.5902/1984644438457