Regime de colaboração: duas experiências de organização cooperativa na área de educação
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644427365Palavras-chave:
Regime de colaboração, Associativismo territorial, EducaçãoResumo
Este artigo refere-se a resultado parcial de pesquisa de doutoramento cujo objetivo mais amplo é identificar e analisar as experiências de Arranjos de Desenvolvimento da Educação no estado da Bahia. Apoiado numa abordagem qualitativa e tendo como estratégia metodológica o estudo de caso, este artigo objetiva apresentar duas experiências de organização cooperativa, caracterizando-as e problematizando a sua articulação com o instituto do regime de colaboração, sobretudo no tocante ao compartilhamento de competências políticas, técnicas e financeiras. Os resultados preliminares evidenciam que, apesar de serem modelos exitosos de organização cooperativa, há uma flagrante necessidade de ações coordenadoras e indutivas da União e dos estados, que no caso da Bahia, no plano intergovernamental, tem um inexpressivo papel na articulação federativa com os municípios.Referências
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