<b>Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/198464442357Palavras-chave:
Education of teachers, Campus and school-based, Programs across.Resumo
Neste artigo, discuto um dos problemas centrais que tem afligido, já há alguns anos, os cursos de formação inicial de professores nas faculdades e nas universidades, a desconexão entre os componentes curriculares acadêmicos e a parcela da formação docente que acontece nas escolas. Primeiro, extrairei de minha experiência como formador de professores e administrador durante mais de trinta anos na Universidade de Wisconsin – Madison e da literatura, elementos para discorrer sobre as várias dimensões dessa questão. Assim, usando o conceito de hibridismo e “terceiro espaço”, discutirei vários trabalhos, em andamento em programas formativos nos Estados Unidos, promissores quanto à qualificação da aprendizagem docente nos cursos de formação de professores das universidades e das faculdades, assim como a habilidade dos graduados dos cursos de formação de professores para realizar práticas de ensino desejadas em espaços escolares complexos. Esse trabalho de criação de espaços híbridos na formação de professores no qual o conhecimento empírico e acadêmico e o conhecimento que existe nas comunidades estão juntos de modos menos hierárquicos a serviço da aprendizagem docente representam uma mudança de paradigma na epistemologia dos programas de formação de professores. Discuto que essa mudança rumo a modos mais democráticos e inclusivos de trabalhar com escolas e comunidades é necessária para as faculdades e as universidades, a fim de que elas possam cumprir sua missão na formação de professores.Palavras-chave: Formação de professores; Universidade-escola; Programas formativos.
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