Concordância verbal na escola: pela superação do ensino puramente gramatical
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644418924Palavras-chave:
Concordância verbal. Livro didático. Variação linguísticaResumo
O objetivo deste artigo é fomentar a discussão sobre as variações da língua no que tange às ocorrências da concordância verbal. Para tanto apresentamos uma abordagem a partir da gramática normativa em oposição à gramática moderna, bem como a maneira com que esta temática se mostra nos livros didáticos do ensino fundamental, enfocando a visão variacionista da língua, segundo a qual as regras de concordância são variáveis e podem ser concretizadas ou não em função de diferentes e diversos fatores linguísticos e extralinguísticos. Por fim, apresentaremos ainda sugestões de atividades que possibilitam esta discussão em sala de aula, visando proporcionar ao aluno uma aprendizagem em que sejam considerados todos os aspectos da língua, sejam eles pautados nos ensinos da gramática normativa ou na sociolinguística variacionista.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________