Concordância verbal na escola: pela superação do ensino puramente gramatical

Gleiciane Nunes Souza, Alessandra Mustafa Silva Correia, Hadhianne Peres Lima

Resumo


O objetivo deste artigo é fomentar a discussão sobre as variações da língua no que tange às ocorrências da concordância verbal. Para tanto apresentamos uma abordagem a partir da gramática normativa em oposição à gramática moderna, bem como a maneira com que esta temática se mostra nos livros didáticos do ensino fundamental, enfocando a visão variacionista da língua, segundo a qual as regras de concordância são variáveis e podem ser concretizadas ou não em função de diferentes e diversos fatores linguísticos e extralinguísticos. Por fim, apresentaremos ainda sugestões de atividades que possibilitam esta discussão em sala de aula, visando proporcionar ao aluno uma aprendizagem em que sejam considerados todos os aspectos da língua, sejam eles pautados nos ensinos da gramática normativa ou na sociolinguística variacionista.


Palavras-chave


Concordância verbal. Livro didático. Variação linguística

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984644418924

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc - Prédio 16
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao


ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

Periodicidade: Publicação contínua

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

A Revista Educação (UFSM) agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________

    

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar