Concordância verbal na escola: pela superação do ensino puramente gramatical

Autores

  • Gleiciane Nunes Souza Universidade Federal do Acre
  • Alessandra Mustafa Silva Correia Universidade Federal do Acre
  • Hadhianne Peres Lima Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644418924

Palavras-chave:

Concordância verbal. Livro didático. Variação linguística

Resumo

O objetivo deste artigo é fomentar a discussão sobre as variações da língua no que tange às ocorrências da concordância verbal. Para tanto apresentamos uma abordagem a partir da gramática normativa em oposição à gramática moderna, bem como a maneira com que esta temática se mostra nos livros didáticos do ensino fundamental, enfocando a visão variacionista da língua, segundo a qual as regras de concordância são variáveis e podem ser concretizadas ou não em função de diferentes e diversos fatores linguísticos e extralinguísticos. Por fim, apresentaremos ainda sugestões de atividades que possibilitam esta discussão em sala de aula, visando proporcionar ao aluno uma aprendizagem em que sejam considerados todos os aspectos da língua, sejam eles pautados nos ensinos da gramática normativa ou na sociolinguística variacionista.

Biografia do Autor

Gleiciane Nunes Souza, Universidade Federal do Acre

Graduada em Letras Português e respectivas literaturas pela Universidade Federal do Acre, Mestranda do Programa de Mestrado Profissional (PROFLETRAS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Alessandra Mustafa Silva Correia, Universidade Federal do Acre

Graduada em Letras Português e respectivas literaturas pela Universidade Federal do Acre, Mestranda do Programa de Mestrado Profissional (PROFLETRAS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Hadhianne Peres Lima, Universidade Federal do Acre

Graduada em Letras Português e respectivas literaturas pela Universidade Federal do Acre, Mestranda do Programa de Mestrado Profissional (PROFLETRAS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

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Publicado

2016-12-15

Como Citar

Souza, G. N., Silva Correia, A. M., & Lima, H. P. (2016). Concordância verbal na escola: pela superação do ensino puramente gramatical. Educação, 41(3), 719–730. https://doi.org/10.5902/1984644418924

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua