<b>Literatura, intercultura e formação docente – um entre-lugar a ser visitado</b>

Autores

  • Valdo Barcelos Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Literature and Interculture, Between-place, Teaching Education Territory.

Resumo

Neste ensaio trago para reflexão algumas questões referentes à literatura como um território de formação docente. A literatura não apenas como técnica, mas um território de produção de conhecimento (BARCELOS, 2001). A leitura como um entre-lugar (BHABHA, 2003) de trocas interculturais. Como se estabelecem as relações entre a literatura e a educação em geral e, em particular, com a formação docente? Como a literatura pode contribuir para a construção do conhecimento em educação em geral e, em particular, para a formação docente levando em conta a produção do ser professor? É para designar esse papel da leitura que nos referimos a ela como algo semelhante ao que Bhabha denomina de um entre-lugar de acontecimento(s). No caso do profissional da educação, seria um entre-lugar de formação docente. Defendemos nesse texto que essa trama que se cria entorno do leitor/texto/escritor/sociedade é um entre-lugar de formação docente. Um entre-lugar, talvez, por muitos e muitas ainda por ser visitado. Por outro lado, para aqueles que já visitam ou visitaram há que lembrar o que ensina o poeta e ensaísta mexicano Octavio Paz, para quem os livros são como cidades feitas de letras, e assim como mudam as cidades a cada visita, mudam, também, os livros a cada leitura.

Palavras-chave: Literatura e intercultura. Entre-lugar. Território de formação docente.

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Como Citar

Barcelos, V. (2009). <b>Literatura, intercultura e formação docente – um entre-lugar a ser visitado</b>. Educação, 34(3), 529–542. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/1619

Edição

Seção

Dossiê: Imaginário e Educação

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