<b>Colcha de Retalhos: história de vida e imaginário na formação</b>

Autores

  • Margaréte May Berkenbrock-Rosito Universidade Cidade de São Paulo (Unicid)

Palavras-chave:

Education, History of Life, Imagination.

Resumo

Este texto apresenta a atividade Colcha de Retalhos para falar de vida, formação e autoformação, e o lugar e a importância da educação estética e bioética na formação dos professores, através das histórias tecidas em retalhos, como possibilidade de o professor teorizar a partir da pesquisa de sua própria prática e a emergência da autoria.Tem-se aqui como referencial teórico Josso (2002), Freire (1992; 1997), Hillman (1995; 1997) e Ferreira-Santos (2004). O estudo aponta para a pedagogia imaginal como uma aquisição de saber pela experiência imaginativa para pensar a formação estética no campo das imagens e o lugar das metáforas nas autobiografias como fruição do imaginário.

Palavras-chave: Formação. História de vida. Imaginário.

Downloads

Como Citar

Berkenbrock-Rosito, M. M. (2009). <b>Colcha de Retalhos: história de vida e imaginário na formação</b>. Educação, 34(3), 487–500. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/1610

Edição

Seção

Dossiê: Imaginário e Educação