<b>O “espírito do comentário” – a idéia de educação e de cultura como demarcadores étnicos</b>
Palavras-chave:
Ethnic Identity, Jewish Comunity, Culture and Education, Anthropology of Education.Resumo
Este trabalho investiga a memória dos ativistas de esquerda da comunidade judaica, sua participação na Associação Scholem Aleichem (ASA) e no Instituto Cultural Israelita Brasileiro² (ICIB), respectivamente localizados nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, e sua relação com os demais membros da comunidade no período de 1920 a 1960. Instituições de esquerda, fundadas por imigrantes judeus, fundamentais para instituir redes de sociabilidade judaica, tiveram forte papel político na sociedade nacional. Enfatizaremos a análise dos modos de construção da identidade judaica, reconstituindo a trajetória dos ativistas de esquerda entrevistados e seu cotidiano nas referidas associações, sobretudo no que tal trajetória oferece de material para a reflexão sobre as diferenciações internas na comunidade de origem e os modos de construção de sua identidade étnica nas idéias que possuem sobre “educação e cultura progressista” e sobretudo a importância da argumentação e do chamado “espírito do comentário”.Palavras-chave: Identidade étnica. Comunidade judaica. Cultura e educação. Antropologia da Educação.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________