<b>O “espírito do comentário” – a idéia de educação e de cultura como demarcadores étnicos</b>

Autores

  • Joana Bahia Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Palavras-chave:

Ethnic Identity, Jewish Comunity, Culture and Education, Anthropology of Education.

Resumo

Este trabalho investiga a memória dos ativistas de esquerda da comunidade judaica, sua participação na Associação Scholem Aleichem (ASA) e no Instituto Cultural Israelita Brasileiro² (ICIB), respectivamente localizados nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, e sua relação com os demais membros da comunidade no período de 1920 a 1960. Instituições de esquerda, fundadas por imigrantes judeus, fundamentais para instituir redes de sociabilidade judaica, tiveram forte papel político na sociedade nacional. Enfatizaremos a análise dos modos de construção da identidade judaica, reconstituindo a trajetória dos ativistas de esquerda entrevistados e seu cotidiano nas referidas associações, sobretudo no que tal trajetória oferece de material para a reflexão sobre as diferenciações internas na comunidade de origem e os modos de construção de sua identidade étnica nas idéias que possuem sobre “educação e cultura progressista” e sobretudo a importância da argumentação e do chamado “espírito do comentário”.

Palavras-chave: Identidade étnica. Comunidade judaica. Cultura e educação. Antropologia da Educação.

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Como Citar

Bahia, J. (2009). <b>O “espírito do comentário” – a idéia de educação e de cultura como demarcadores étnicos</b>. Educação, 34(1), 129–146. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/1593

Edição

Seção

Dossiê: Antropologia da Educação