<b>A reflexão da prática como um dos subsídios para a formação do professor de ensino fundamental<\b>

Autores

  • Maria da Penha Esteves Faculdade de Educação/CBH/UEMG
  • Eneida Maria Chaves Universidade do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave:

Initial and Continuous Education, Teaching Practice, Reflective Teacher, Diary.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a importância da reflexão da e sobre a prática docente como um dos requisitos básicos para a formação, tanto inicial quanto continuada, do professor das quatro primeiras séries do Ensino Fundamental. Discute também o papel do registro como elemento facilitador dessa reflexão. Para isso, fundamenta-se em alguns teóricos que defenderam a reflexão sobre a ação pedagógica como oportunidade ímpar de preparação para o trabalho docente. Finalmente, analisa os depoimentos, no grupo focal e em entrevista individual, de uma egressa do Curso Superior de Formação de Professores (CSFP).

Palavras-chave: Formação Inicial e Continuada. Prática Docente. Professor Reflexivo. Registro da Prática.

Downloads

Como Citar

Esteves, M. da P., & Chaves, E. M. (2010). <b>A reflexão da prática como um dos subsídios para a formação do professor de ensino fundamental<\b>. Educação. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/1535

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua