Relações de gênero na formação profissional: desafios no campo da enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179769285481Palavras-chave:
Perspectiva de Gênero, Ensino, Estudantes de Enfermagem, Universidades, SexismoResumo
Objetivo: compreender a concepção dos estudantes de enfermagem sobre a relação entre gênero e formação profissional Método: pesquisa qualitativa do tipo descritiva exploratória, realizada em uma instituição pública de ensino superior, do interior do estado da Paraíba, com 16 estudantes. Os dados foram obtidos por meio de um roteiro semiestruturado e analisados pela Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados: a divisão sexual do trabalho, as desigualdades de gênero e as situações de violência, como o fenômeno Bropriating e a hipersexualização do corpo feminino, foram evidenciadas, além dos desafios institucionais e da fragilidade dos docentes na desconstrução das relações de gênero, durante a graduação. Conclusão: o estudo evidencia uma situação de desigualdade entre os gêneros, enfatizada pelos graduandos de enfermagem, sinalizando para a necessidade de rearranjo institucional, bem como a sensibilização dos docentes e da comunidade acadêmica para a oferta de uma educação inclusiva, igualitária, pautada na diversidade.
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