Aptidão, conhecimento e atitude de profissionais da educação infantil sobre primeiros socorros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769266542

Palavras-chave:

Educação em saúde, Emergências, Primeiros socorros, Educação infantil, Promoção da saúde

Resumo

Objetivo: analisar a aptidão, o conhecimento e a atitude de profissionais da educação infantil que participaram ou não de capacitação em primeiros socorros. Método: estudo transversal, desenvolvido com 132 profissionais da educação infantil do município de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, Brasil, por meio de questionário no Google Forms. Aplicaram-se os testes qui-quadrado ou Exato de Fisher. Resultados: dos 132 profissionais, 67 relataram não ter participado anteriormente de capacitação em primeiros socorros. A maioria sente-se apta a prestar atendimento nas situações de febre, ferimentos e sangramentos. Aqueles que já participaram de capacitação acertaram mais respostas referentes ao conhecimento dos conceitos de febre, convulsão, desmaio, trauma, parada cardiorrespiratória e acidente por animal peçonhento; e referente às atitudes para convulsão, desmaio, engasgo, queda/trauma e parada cardiorrespiratória. Conclusão: ter participado de capacitação proporcionou aos profissionais maior conhecimento e assertividade referente à atitude a ser tomada nas situações de emergência.

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Biografia do Autor

Karine Bianco da Cruz, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Enfermagem pela Fundação Educacional de Fernandópolis (2012).

Mestre em Enfermagem pela UFMS - Polo Três Lagoas/MS.

André Gustavo de Lima Godas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Acadêmico de Medicina na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus Três Lagoas.

Rayssa Gonçalves Galvão, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Acadêmica de Medicina na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus Três Lagoas.

Thaís Cavichio David, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Acadêmica de Medicina na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus Três Lagoas. 

Bruna Moretti Luchesi, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de São Carlos.

Doutorado em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP (2015). Pós doutorado no Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFSCar (2017).

 

Tatiana Carvalho Reis Martins, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Ciências da Saúde pela pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. Mestre em Ciências da Sáude pela Unimontes .Atualmente, Professora Adjunta A, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Três Lagoas (CPTL), atuando no curso de graduação em Medicina e Enfermagem.

Graduada em enfermagem.

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Publicado

2022-03-09

Como Citar

Cruz, K. B. da, Godas, A. G. de L., Galvão, R. G., David, T. C., Luchesi, B. M., & Martins, T. C. R. (2022). Aptidão, conhecimento e atitude de profissionais da educação infantil sobre primeiros socorros. Revista De Enfermagem Da UFSM, 12, e7. https://doi.org/10.5902/2179769266542

Edição

Seção

Artigos Originais