Conhecimento de acadêmicos de enfermagem referente ao erro humano e à segurança do paciente
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179769241144Palavras-chave:
Conhecimento, Estudantes de enfermagem, Erros médicos, Segurança do paciente, Educação em enfermagem.Resumo
Objetivo: identificar o conhecimento dos acadêmicos de enfermagem, de uma instituição de ensino superior particular, a respeito do erro humano e da segurança do paciente. Método: estudo transversal, realizado entre maio e junho de 2019, com aplicação de questionário validado em amostra estratificada proporcional de 135 acadêmicos matriculados do 1º ao 4º ano. A análise foi por estatística descritiva e analítica. Resultados: os acadêmicos concordaram ou concordaram, fortemente, que cometer erros na área da saúde é inevitável (n=78;57,8%). O menor índice de respostas concordantes esteve relacionado à comunicação de erros aos pacientes e familiares (n=45;33,3%). Houve diferença, significativa, nas respostas discordantes dos acadêmicos do 4º ano, referente ao apoio da instituição para a implementação de medidas que promovessem práticas seguras (p<0,001). Conclusão: os acadêmicos do 4º ano demonstraram ter conhecimento superior aos demais anos, embora necessitem aprimorar a comunicação de erros a pacientes e familiares.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 529, de 1º de abril de 2013. Institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 43-44, 2 abril 2013.
World Health Organization (WHO). The conceptual framework for the International Classification for Patient Safety. 2009 [cited 2019 Oct 21]. Available from: http://www.who.int/patientsafety/taxonomy/icps_full_report.pdf
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (BR). Assistência segura: uma reflexão teórica aplicada à prática. Brasília (DF): Anvisa; 2017 [acesso em 2019 nov 14]. Disponível em: https://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/publicacoes/item/caderno-1-assistencia-segura-uma-reflexao-teorica-aplicada-a-pratica
Garzin ACA, Melleiro MM. Safety in the training of health professionals. Ciênc Cuid Saúde. 2019;18(4):e45780. doi: 10.4025/cienccuidsaude.v18i4.45780
Usher K, Woods C, Conway J, Lea J, Parker V, Barret F, et al. Patient safety content and delivey in pre-registration nursing curricula: a national cross-sectional survey study. Nurse Educ Today. 2018;66:82-9. doi: 10.1016/j.nedt.2018.04.013
World Health Organization (WHO). Patient safety curriculum guide: multi-professional edition. Geneva (CH): WHO; 2011 [cited 2019 Sept 01]. Available from: https://www.who.int/patientsafety/education/mp_curriculum_guide/en/
Monteiro AB, Peixoto JGP, Silva APSS, Caregnato RCA, Millão LF. Formação para segurança do paciente: uma experiência de integração entre alunos da graduação e pós-graduação. Rev Enferm UFSM. 2018;8(1):192-202. doi: 10.5902/2179769223988
Mansour MJ, Al-Shadafan SF, Abu-Sneineh FT, Al Amer MM. Integrating patient safety education in the undergraduate nursing curriculum: a discussion paper. Open Nurs J. 2018;12:125-32. doi: 10.2174/1874434601812010125
Yoshikawa JM, Sousa BEC, Peterlini MAS, Kusahara DM, Pedreira MLG, Avelar AFM. Comprehension of undergraduate students in nursing and medicine on patient safety. Acta Paul Enferm. 2013;26(1):21-9. doi: 10.1590/S0103-21002013000100005
Alquwez N, Cruz JP, Alshammari F, Felemban EM, Almazan JU, Tumala RB, et al. A multi-university assessment of patient safety competence during clinical training among baccalaureate nursing students: a cross-sectional study. J Clin Nurs. 2019;28(9-10):1771-81. doi: 10.1111/jocn.14790
Boeira ER, Souza ACS, Pereira MS, Vila VSC, Tipple AFV. Infection control and patient safety measures addressed in nursing pedagogical projects. Rev Esc Enferm USP. 2019;53:e03420. doi:10.1590/s1980-220x2017042303420
Cauduro GMR, Magnago TSBS, Andolhe R, Lanes TC, Dal Ongaro J. Patient safety in the understanding of health care students. Rev Gaúch Enferm. 2017;38(2):e64818. doi: 10.1590/1983-1447.2017.02.64818
ElAraby S, Ra'oof RA, Alkhadragy R. Learning of patient safety in health professions education. In: Stawicki SP, Firstenberg MS, editors. Vignettes in patient safety. London: IntechOpen; 2018;3: 89-106. doi: 10.5772/intechopen.75973
Prates CG, Magalhães AMM, Balen MA, Moura GMSS. Patient safety nucleus: the pathway in a general hospital. Rev Gaúch Enferm. 2019;40(Spec No):e20180150. doi:10.1590/1983-1447.2019.20180150
Ezzeddine SH. Patient Safety: nursing education to practice. J Perioper Crit Intensiv Care Nurs. 2017;3(2):1-5. doi: 10.4172/2471-9870.10000139
Rodrigues GF, Castro TCS, Vitorio AMF. Segurança do paciente: conhecimento e atitudes de enfermeiros em formação. Rev Recien (Online). 2018;8(24):3-14. doi: 10.24276/rrecien2358-3088.2018.8.24.3-14
Gomes ATL, Silva MF, Morais SHM, Chiavone FBT, Medeiros SM, Santos VEP. Human error and safety culture in approach of the “swiss cheese’s” theory: a reflective analysis. J Nurs UFPE On Line [Internet]. 2016 [cited 2019 Oct 22];10(4):3646-52. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/11139/12638
Forte ECN, Pires DEP, Martins MMFPS, Padilha MICS, Schneider DG, Trindade LL. Nursing errors in the media: patient safety in the window. Rev Bras Enferm. 2019;72(Suppl 1):189-96. doi: 10.1590/0034-7167-2018-0113
Duarte SCM, Stipp MAC, Cardoso MMVN, Büscher A. Patient safety: understanding human error in intensive nursing care. Rev Esc Enferm USP. 2018;52:e03406. doi: 10.1590/s1980-220x2017042203406
Conselho Federal de Enfermagem (BR). Resolução nº 564, de 6 de novembro de 2017. Aprova o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. 2017 [acesso em 2019 out 14]. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-5642017_59145.html
Peterson KA, Rutherford M, Drvol D, Barkman D, Phipps AR, Hales R, et al. Disclosure of adverse events: a guide for clinicians. Pediatr Qual Saf. 2019;4(4):e185. doi: 10.1097/pq9.0000000000000185
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.