Comunicação para promoção da saúde: as campanhas publicitárias sobre tuberculose no Brasil

Autores

  • Maira Rossetto UFFS - Chapeco
  • Lilian Zielke Hesler Doutoranda pela UFRGS
  • Rosana Maffacciolli Pós doutoranda pela UFRGS.
  • Cristianne Famer Rocha UFRGS
  • Dora Lucia de Oliveira UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769222801

Palavras-chave:

Tuberculose, Educação em Saúde, Comunicação, Promoção da Saúde

Resumo

Objetivo: analisar o conteúdo de campanhas publicitárias sobre tuberculose produzidas no Brasil pelo Ministério da Saúde. Método: apoiadas nos referenciais da Promoção da Saúde e Educação em Saúde, foram realizadas análises das campanhas veiculadas nos anos de 2007, 2008, 2010 e 2011. Resultados: compuseram-se duas categorias temáticas: “Tosse pode ser tuberculose! O tratamento é gratuito e não pode ser interrompido!” e “O doente e a doença: uma composição imagética nas campanhas publicitárias”. Os textos apelam para a conscientização individual e para o autocuidado, baseados na associação entre saúde, ausência de sintomas e prevenção pela adoção de uma postura vigilante. As imagens utilizadas são constituídas de elementos pouco representativos do universo das pessoas acometidas pela doença. Conclusões: essas reflexões contribuem com o campo da saúde e da Enfermagem, em especial, na medida em que produzem uma consciência ética comprometida com a redução de vulnerabilidades e com a proteção da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maira Rossetto, UFFS - Chapeco

Enfermeira,m graduada pela UFSM. Mestra e Doutora pela UFRGS. Professora no curso de Medicina na UFFS.

Lilian Zielke Hesler, Doutoranda pela UFRGS

Enfermeira, messtra e doutoranda em Enfemagem pela UFRGS

Rosana Maffacciolli, Pós doutoranda pela UFRGS.

Pós doutoranda pela UFRGS.

Cristianne Famer Rocha, UFRGS

Professora de Saúde coletiva na UFRGS.

Dora Lucia de Oliveira, UFRGS

Pós doutora em enfermagem e professora na UFRGS.

Downloads

Publicado

2017-05-30

Como Citar

Rossetto, M., Hesler, L. Z., Maffacciolli, R., Rocha, C. F., & Oliveira, D. L. de. (2017). Comunicação para promoção da saúde: as campanhas publicitárias sobre tuberculose no Brasil. Revista De Enfermagem Da UFSM, 7(1), 18–28. https://doi.org/10.5902/2179769222801

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.