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Debriefing virtual: un análisis de la percepción de los estudiantes de enfermería sobre su utilización

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769284451

Palabras clave:

Ejercicio de Simulación, Educación en Enfermería, Entrenamiento Simulado, Estudiantes de Enfermería, Enfermería

Resumen

Objetivo: evaluar el debriefing virtual, realizado con estudiantes de enfermería que participaron como observadores en un escenario de simulación, grabado, sobre descenso del nivel de conciencia por hipoglucemia. Método: estudio con delineamiento transversal descriptivo en la fase cuantitativa, y exploratorio-descriptivo en la fase cualitativa entre 2020 y 2021, con 60 estudiantes de graduación en enfermería que asistieron a un escenario grabado y, después, experimentaron un debriefing virtual. Se aplicaron dos instrumentos de evaluación del debriefing, y en el enfoque cualitativo se utilizó el análisis del Iramuteq. Resultados: en la Escala de Evaluación del Debriefing Asociada a la Simulación, la media general de evaluación fue 4,25, mostrando que los participantes tuvieron una percepción positiva. En la Escala de Experiencia con Debriefing, la evaluación general fue 4,38 sugiriendo que fue una estrategia útil. Conclusión: los estudiantes señalaron el debriefing virtual como una estrategia positiva para el aprendizaje.

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Biografía del autor/a

Marcia Bucco, Universidad Federal de Paraná

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membro do Grupo de Pesquisa Multiprofissional em Saúde do Adulto (GEMSA/UFPR). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Simulação Clínica e Urgência e Emergência.

Radamés Boostel, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná

Enfermeiro graduado pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Urgência e Emergência pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Docente do curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal do Paraná. Tem experiência no cuidado ao paciente crítico adulto e infantil. Atualmente atuo em pesquisas relacionadas à simulação clínica no ensino de enfermagem.

Ana Elizabeth Lopes de Carvalho, Universidad Federal de Paraná

Possui Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002.2). Doutoranda em Enfermagem no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Enfermagem pelo Programa Associado de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade de Pernambuco (UPE/UEPB). Residência em Enfermagem em Emergência pela Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco. Especialista em Educação na Saúde para Preceptoria no SUS / Programas de Residência pelo Hospital Sírio Libanês. Atualmente é Enfermeira do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da Cidade do Recife; Tutora do Programa de Residência em Enfermagem em APH no SAMU Recife/UPE; Enfermeira do Hospital Universitário Oswaldo Cruz - UPE; Professora Conteudista da Disciplina de Urgência e Emergência com aplicação das Metodologias Ativas. Pesquisadora em Simulação Clínica. Membro do Grupo de Pesquisa do GEMSA (Grupo de Estudo Multiprofissional na Saúde do Adulto) - UFPR.

Pablo Cordeiro Silva, Universidad Federal de Paraná

Enfermeiro. Doutorado em andamento em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (2021). Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros.  Tem experiência na área de enfermagem, saúde coletiva, educação permanente e educação à distância.

Jéssica de Oliveira Veloso Vilarinho, Universidad Federal de Paraná

Enfermeira, Doutoranda em Enfermagem pela UFPR. Mestre em Enfermagem pela UFPR, com ênfase em Simulação Clínica. 

Jorge Vinícius Cestari Félix, Universidad Federal de Paraná

Enfermeiro. Mestre e Doutor em Ciências (Fisiologia Humana) pelo Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. Professor Associado do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF-UFPR).

Citas

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Publicado

2023-11-17

Versiones

Cómo citar

Bucco, M., Boostel, R., Carvalho, A. E. L. de, Silva, P. C., Vilarinho, J. de O. V., & Félix, J. V. C. (2023). Debriefing virtual: un análisis de la percepción de los estudiantes de enfermería sobre su utilización. Revista De Enfermagem Da UFSM, 13, e45. https://doi.org/10.5902/2179769284451

Número

Sección

Artigos Originais