Estrategias de enseñanza de la asistencia de enfermería en el ictus: una revisión integradora

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769283858

Palabras clave:

Estudiantes de Enfermería, Enseñanza, Aprendizaje, Accidente Cerebrovascular, Educación em Enfermería

Resumen

Objetivo: identificar las estrategias pedagógicas utilizadas en la enseñanza de los cuidados de enfermería a las víctimas de accidentes cerebrovasculares. Método: revisión integradora, realizada entre septiembre de 2022 y marzo de 2023 sobre siete fuentes de información. Se utilizó la aplicación Rayyan para seleccionar y analizar temáticamente los 485 manuscritos, de los cuales siete constituyeron la muestra. Resultados: la simulación clínica, la enseñanza interactiva asistida por ordenador, los vídeos dirigidos por un instructor, las viñetas, las herramientas multimedia de aprendizaje electrónico y los talleres fueron las principales estrategias de enseñanza. Conclusión: Se identificaron seis estrategias, destacando la simulación clínica como el método más mencionado en los estudios como el único capaz de desarrollar habilidades cognitivas, psicomotoras y afectivas en los estudiantes de enfermería.

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Biografía del autor/a

Jussara da Cruz Jardim, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira. Especialista em Urgência e Trauma pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Gustavo Correa de Amorim, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeiro. Especialista em Urgência e Trauma. Aluno do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Fabiana Cristina Pires Bernardinelli, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira. Mestre em Atenção à Saúde. Aluna do curso de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Atenção a Saúde pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Sheila Aparecida da Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Fisioterapeuta. Mestre. Aluna do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Atenção à Sa´´ude da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Marisa Ferreira de Freitas, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira. Mestre. Aluna do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Atenção à Sa´´ude da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Suzel Regina Ribeiro Chavaglia, Universidade Federal do Triângulo Mineiro- UFTM

Professor Titular da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM. Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas-UNICAMP. Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo-USP. Pós-doutorado pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP. Atua no Curso de graduação em Enfermagem, no Programa de Residência em Urgência/Trauma e Programa de Pós-graduação stricto-sensu em Atenção à Saúde, nas áreas de organização do trabalho de enfermagem, cuidados críticos, saúde do adulto e idoso e educação em enfermagem. Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASIS - MEC/INEP. Membro da Rede Iberoamericana de Investigação em Educação em Enfermagem - RIIEE. Líder do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Emergência, Trauma e Cuidados Intensivos-CNPq- GEPETECI.

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Publicado

2023-12-11 — Actualizado el 2023-12-15

Versiones

Cómo citar

Jardim, J. da C., Amorim, G. C. de, Bernardinelli, F. C. P., Silva, S. A. da, Freitas, M. F. de, & Chavaglia, S. R. R. (2023). Estrategias de enseñanza de la asistencia de enfermería en el ictus: una revisión integradora. Revista De Enfermagem Da UFSM, 13, e51. https://doi.org/10.5902/2179769283858 (Original work published 11 de diciembre de 2023)

Número

Sección

Artigos de revisão