Esta es un versión antigua publicada el 2022-06-14. Consulte la versión más reciente.

Evaluación de la simulación de paro cardiorrespiratorio durante el debriefing entre los estudiantes de enfermería en la pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769267548

Palabras clave:

Estudantes de enfermagem, Ensino, Simulação, Reanimação cardiopulmonar, COVID-19

Resumen

Objetivo: evaluar la simulación en paro cardiorrespiratorio durante el debriefing entre los estudiantes de enfermería en la pandemia de COVID-19. Método: estudio descriptivo con enfoque cualitativo realizado entre 22 estudiantes de enfermería en dos etapas: simulación clínica en paro cardiorrespiratorio y debriefing asociado a la simulación. El corpus textual resultante de los diálogos fue sometido a un análisis lexicográfico, con la ayuda del programa “IRAMUTEQ”.  Resultados: la mayoría de los estudiantes nunca han participado en escenarios de simulación clínica en el transcurso del pregrado. Mediante el debriefing, se identificaron aspectos facilitadores como la voz del maniquí y el realismo de la simulación. Como dificultadores, los estudiantes atribuyeron el nerviosismo y la falta de conocimiento a la atención en paro cardiorrespiratorio. Conclusión: en la evaluación de la simulación durante el debriefing, se notó la importancia de esta estrategia de enseñanza práctica para la formación académica, impactando positivamente en el proceso de enseñanza-aprendizaje del estudiante de enfermería, sobre todo en la pandemia de COVID-19.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Karen da Silva Kilson, Universidade Federal Fluminense

Acadêmica do curso de graduação na titulação Bacharel em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense. Desenvolve estudos na área de primeiros socorros na comunidade acadêmica. Monitora de Fisiologia. Integrante do grupo de pesquisa LAPESE. Técnica de enfermagem com experiência na área de Emergência e Terapia Intensiva. Idiomas: Inglês avançado e LIBRAS.

Luiza Helena de Oliveira Salvi da Cruz, Universidade Federal Fluminense

Graduanda de enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com a entrada no ano de 2018. Monitora bolsista da disciplina de Anatomia 1 durante o ano de 2019. Monitora bolsista da disciplina Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem I e II durante o ano letivo de 2020 e voluntária no ano de 2021. Ligante na Liga Acadêmica de Pediatria Multidisciplinar vinculada à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (LAPEM/Unirio).

Fernanda Bezerra Góes, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003), Especialização em Enfermagem Pediátrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2007), MBA Executivo em Saúde na COPPEAD pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). É Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, educação em saúde, criança, recém-nascido e processo de alta. 

Maithê de Carvalho Goulart Lemos, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2010), Especialização em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Gama Filho (2012), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2012), Doutorado em Enfermagem e Biociências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense - Campus Universitário de Rio das Ostras. Exerce o ensino na graduação, orienta e desenvolve projetos na área de biossegurança, saúde do trabalhador, semiologia e semiotécnica na enfermagem e práticas de ensino simuladas. Coordenadora do Laboratório de Ensino de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense - Campus Universitário de Rio das Ostras. Integrante do Laboratório de Pesquisa: Enfermagem, Tecnologias, Saúde e Trabalho (UNIRIO). Líder do Laboratório de Pesquisa, Práticas e Ensino Simulado em Enfermagem - LAPESE. 

Fernanda Maria Vieira Pereira-Ávila, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Enfermagem pela Unifenas (2007). Especialização em Urgência, Emergência e Terapia Intensiva pela Universidade de Ribeirão Preto (2010). Especialização em Formação Docente em Educação Profissional na Área da Saúde pela Fiocruz (2011). Mestrado em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP (2011). Doutorado em Ciências pelo Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem - EERP/USP (2015). Líder do grupo de pesquisas Laboratório de Pesquisa, Práticas e Ensino Simulado em Enfermagem - LAPESE da Universidade Federal Fluminense. Atualmente atua como Chefe e Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense - UFF. Atuação na área de Semiologia e Semiotécnica aplicada à Enfermagem na saúde do adulto e idoso e experiencia na temática de doenças infecciosas sobretudo na avaliação da adesão de profissionais de saúde às medidas precauções-padrão com ênfase na segurança do profissional e do paciente.

Citas

World Health Organization (WHO). Coronavirus disease (COVID-19) [Internet]. 2021 [cited 2021 Aug 23]. Available from: https://www.who.int/health-topics/coronavirus#tab=tab_3

World Health Organization (WHO). WHO Coronavirus (COVID-19) Dashboard [Internet]. 2021 [cited 22 Mar 2022]. Available from: https://covid19.who.int/

World Health Organization (WHO). Coronavirus disease (COVID-19) [Internet]. 2021 [cited 2021 Aug 23]. Available from: https://www.who.int/health-topics/coronavirus#tab=tab_1

Ministério da Educação (BR). Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19 [Internet]. Brasília (DF): Ministério da Educação, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em 23 ago. 2021.

Bastos MC, Canavarro DA, Campos LM, Schulz RS, Santos JB, Santos CF. Ensino remoto emergencial na graduação em enfermagem: relato de experiência na COVID-19. REME Rev Min Enferm. 2020;24:e-1335. doi: 10.5935/1415.2762.20200072

Pimentão AR, Ueno TMRL, Silva AC, Nogueira TO, Oliveira MLC. Simulação clínica para enfrentamento da COVID-19: treinamento complementar de enfermeiros. Rev Enferm UFPE On Line. 2021;15:e246653. doi: 10.5205/1981-8963.2021.246653

Quirós SM, Vargas MAO. Simulação clínica: uma estratégia que articula práticas de ensino e pesquisa em enfermagem. Texto Contexto Enferm. 2014;23(4):813-4. doi: 10.1590/0104-07072014001200edt

Nava LF, Magro MCS. Implicações da simulação na autoconfiança e conhecimento de profissionais na atenção primária: quase experimento. Enferm Foco. 2020;11(3):121-8. doi: 10.21675/2357-707X.2020.v11.n3.3058

Sebold LF, Boell JEW, Girondi JBR, Santos JLG. Simulação clínica: desenvolvimento de competência relacional e habilidade prática em fundamentos de enfermagem. Rev Enferm UFPE On Line. 2017;11(Supl 10):4184-90. doi: 10.5205/reuol.10712-95194-3-SM.1110sup201723

Costa CRB, Melo ES, Reis RK. Simulação no ensino de emergência para estudantes de enfermagem. Rev Cuid (Bucaramanga). 2020;11(2):e853. doi: https://doi.org/10.15649/cuidarte.853

Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). I Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar e Cuidados Cardiovasculares de Emergência [Internet]. Rio de Janeiro (RJ): Sociedade Brasileira de Cardiologia; 2013 [acesso em 2021 nov 26]. 221p. Disponível em: http://publicacoes.cardiol.br/consenso/2013/Diretriz_Emergencia.pdf

American Heart Association (AHA). Destaques das diretrizes de RCP e ACE de 2020 da American Heart Association [Internet]. Dallas (Texas): American Heart Association; 2020 [cited 2021 nov 26]. 32p. Available from: https://cpr.heart.org/-/media/CPR-Files/CPR-Guidelines-Files/Highlights/Hghlghts_2020ECCGuidelines_Portuguese.pdf

Braga RMN, Fonseca ALEA, Ramos DCL, Gonçalves RPF, Dias OV. Atuação da equipe de enfermagem no atendimento à vítima de parada cardiorrespiratória no ambiente intra-hospitalar. Rev Atenção Saúde. 2018;16(56):101-7. doi: 10.13037/ras.vol16n56.4928

Chagas ME, Pereira-Ávila FMV, Góes FGB, Salvo GM, Silva RCL, Coutinho VRD. Avaliação do debriefing na simulação clínica no ensino em enfermagem. Enferm Foco. 2020;11(4):153-60. doi: 10.21675/2357-707X.2020.v11.n3.2854

Klippe CSC, Nieto ECB, Santos HAS, Emmerick LG, Costa LCR, Silva RCL. Contribuição do debriefing no ensino baseado em simulação. Rev Enferm UFPE On Line. 2020;14:e241872. doi: 10.5205/1981-8963.2020.241872

Rosa MEC, Pereira-Ávila FMV, Góes FGB, Pereira-Caldeira NMV, Sousa LRM, Goulart MCL. Aspectos positivos e negativos da simulação clínica no ensino de enfermagem. Esc Anna Nery. 2020;24(3):1-8. doi: 10.1590/2177-9465-EAN-2019-0353.

Souza VRS, Marziale MHP, Silva GTR, Nascimento PL. Tradução e validação para a língua portuguesa e avaliação do guia COREQ. Acta Paul Enferm. 2021;34:eAPE02631. doi: 10.37689/acta-ape/2021AO02631

Camargo BV, Justo AM. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas Psicol. 2013;21(2):513-8. doi: 10.9788/TP2013.2-16

Costa RRO, Medeiros SM, Martins JCA, Coutinho VRD, Araújo MS. Effectiveness of simulation in teaching immunization in nursing: a randomized clinical trial. Rev Latinoam Enferm. 2020:28:e3305. doi: 10.1590/1518-8345.3147.3305

Souza MAR, Wall ML, Thuler ACM, Lowen IMV, Peres AM. O uso do software IRAMUTEQ na análise de dados em pesquisas qualitativas. Rev Esc Enferm USP. 2018;52:e03353. doi: 10.1590/S1980-220X2017015003353

Nascimento MS, Magro MCS. Simulação realística: método de melhoria de conhecimento e autoconfiança de estudantes de enfermagem na administração de medicamento. REME Rev Min Enferm. 2018;22:e-1094. doi: 10.5935/1415-2762.20180024

Melo MS, Santos LC, Conceição KO, Barreiro MSC, Freitas CKAC, Rodrigues IDCV. Características e repercussões da simulação como estratégia para o ensino-aprendizagem em enfermagem: revisão integrativa. Arch Health Sci. 2020;27(1):70-5. doi: 10.17696/2318-3691.27.1.2020.1911

Mesquita HCT, Santana BS, Magro MCS. Efeito da simulação realística combinada à teoria na autoconfiança e satisfação de profissionais de enfermagem. Esc Anna Nery 2019;23(1):e20180270. doi: 10.1590/2177-9465-EAN-2018-0270

Ribeiro VS, Garbuio DC, Zamariolli CM, Eduardo AHA, Carvalho EC. Simulação clínica e treinamento para as práticas avançadas de enfermagem: revisão integrativa. Acta Paul Enferm. 2018;31(6):659-66. doi: 10.1590/1982-0194201800090

Boostel R, Bortolarto-Major C, Silva NO, Vilarinho JOV, Fontoura ACOB, Felix JVC. Contribuições da simulação clínica versus prática convencional em laboratório de enfermagem na primeira experiência clínica. Esc Anna Nery. 2021;25(3):e20200301. doi: 10.1590/2177-9465-EAN-2020-0301

Teles MG, Mendes-Castillo AMC, Oliveira-Kumakura ARS, Silva JLG. Simulação clínica no ensino de enfermagem pediátrica: percepção de estudantes. Rev Bras Enferm. 2020;73(2):e20180720. doi: 10.1590/0034-7167-2018-0720

Alves NP, Gomes TG, Lopes MMCO, Gubert FA, Lima MA, Beserra EP, et al. Simulação realística e seus atributos para a formação do enfermeiro. Rev Enferm UFPE On Line. 2019;13(5):1420-8. doi: 10.5205/1981-8963-v13i05a239014p1420-1419-2019

Bortolato-Major C, Mantovani MF, Felix JVC, Boostel R, Mattel AT, Arthur JP, et al. Autoconfiança e satisfação dos estudantes de enfermagem em simulação de emergência. REME Rev Min Enferm. 2020;24:e-1336. doi: 10.5935/1415.2762.20200073

Costa RRO, Almeida RGS, Mazzo A. Utilização da simulação clínica no ensino de enfermagem no Brasil: condições diante da pandemia de Covid-19. Cogit Enferm 2021;26:e81207. doi: 10.5380/ce.v26i0.81207

Publicado

2022-06-14

Versiones

Cómo citar

Kilson, K. da S., da Cruz, L. H. de O. S., Góes, F. B., Lemos, M. de C. G., & Pereira-Ávila, F. M. V. (2022). Evaluación de la simulación de paro cardiorrespiratorio durante el debriefing entre los estudiantes de enfermería en la pandemia. Revista De Enfermagem Da UFSM, 12, E21. https://doi.org/10.5902/2179769267548

Número

Sección

Artigos Originais

Artículos más leídos del mismo autor/a