Educación permanente en salud: concepciones y prácticas de los enfermeros en la estrategia salud de la familia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769225273

Palabras clave:

Educación Continua, Estrategia de Salud Familiar, Enfermería

Resumen

: Objetivo: conocer las concepciones y prácticas de la Educación Permanente en Salud de los enfermeros de la Estrategia de Salud de la Familia, de una ciudad de la Región Noroeste del Estado de Rio Grande do Sul, e identificar los factores que contribuyen y los que dificultan estas prácticas. Método: investigación cualitativa, descriptiva y exploratoria desarrollada en la segunda mitad de 2015. Los datos fueron recolectados por medio de entrevistas semiestructuradas con cuatro enfermeros y analizados con base en Análisis Temática. Resultados: surgieron tres categorías: las concepciones de los enfermeros de la Estrategia de Salud de la Familia sobre Educación Permanente en Salud; las prácticas de Educación Permanente en Salud realizadas por los enfermeros en la Estrategia de Salud de la Familia: articulando el equipo multiprofesional; factores que contribuyen y dificultan la realización de Educación Permanente en Salud, en la Estrategia de Salud de la Familia. Consideraciones Finales: el análisis evidenció que hay concepciones arraigadas sobre conceptos de Educación Continuada y Educación en Salud al de Educación Permanente en Salud. Hay necesidad de más discusiones sobre la Educación Permanente en Salud en la ciudad, con el objetivo de implementar esta política, calificando los equipos y sus procesos de trabajo.

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Biografía del autor/a

Greici Kelli Tolotti, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira Graduada pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus de Frederico Westphalen (2015). Foi bolsista de pesquisa e extensão, nas áreas de Saúde Mental e Saúde Coletiva pela URI Campus Frederico Westphalen. Atualmente é Residente no Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, com ênfase em Vigilância em Saúde, atuando em campo prático na 4ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul (4ªCRS) com sede no município de Santa Maria.

Adriana Rotoli, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Frederico Westphalen, RS

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia - Licenciatura Plena pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1994), graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1994) e mestrado em Mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professor da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, saúde, saúde mental, psiquiatria, humanização e educação em saúde.Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da FURG-RS.

Marinês Aires, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Frederico Westphalen, RS

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI- Frederico Westphalen (2006) Especialização em Administração em Saúde Pública com ênfase em Ação Comunitária (2007)e mestrado em Enfermagem Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRGS (2010). Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRGS(2016). Membro do Núcleo de Estudos em Saúde da Família e Comunidade da NEESFAC/UFRGS cadastrado no CNPQ. Atualmente é Professora do Curso de Graduação em Enfermagem URI - Frederico Westphalen e Professora Colaboradora do Centro Sul Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (CENSUPEG). Coordenadora do Comité de Ética em Pesquisa da URI Frederico Westphalen. Tem experiência na área de Saúde Coletiva estudando principalmente os seguintes temas: saúde coletiva, responsabilidade Filial, processo de envelhecimento, cuidadores de idosos e adaptação transcultural de instrumentos.

Publicado

2017-11-29

Cómo citar

Tolotti, G. K., Rotoli, A., & Aires, M. (2017). Educación permanente en salud: concepciones y prácticas de los enfermeros en la estrategia salud de la familia. Revista De Enfermagem Da UFSM, 7(4), 550–561. https://doi.org/10.5902/2179769225273

Número

Sección

Artigos Originais