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Assessment of a simulation in cardiopulmonary arrest during the debriefing among nursing students in the pandemic

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769267548

Keywords:

Nursing students, Teaching, Simulation, Cardiopulmonary resuscitation, COVID-19

Abstract

Objective: to evaluate the simulation in cardiopulmonary arrest during the debriefing among nursing students in the COVID-19 pandemic. Method: a descriptive study with a qualitative approach carried out among 22 nursing students in two stages: clinical simulation in cardiopulmonary arrest and debriefing associated with the simulation. The textual corpus resulting from the dialogues was submitted to lexicographical analysis, with the aid of the “IRAMUTEQ” software. Results: most students had never participated in clinical simulation scenarios during graduation. Through the debriefing, facilitating aspects such as the manikin's voice and the realism of the simulation were identified. As difficulties, the students attributed nervousness and lack of knowledge in cardiopulmonary arrest care. Conclusion: in the evaluation of the simulation during the debriefing, the importance of this practical teaching strategy for academic training was verified, positively impacting the teaching-learning process of the nursing student, especially in the COVID-19 pandemic.

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Author Biographies

Karen da Silva Kilson, Universidade Federal Fluminense

Acadêmica do curso de graduação na titulação Bacharel em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense. Desenvolve estudos na área de primeiros socorros na comunidade acadêmica. Monitora de Fisiologia. Integrante do grupo de pesquisa LAPESE. Técnica de enfermagem com experiência na área de Emergência e Terapia Intensiva. Idiomas: Inglês avançado e LIBRAS.

Luiza Helena de Oliveira Salvi da Cruz, Universidade Federal Fluminense

Graduanda de enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com a entrada no ano de 2018. Monitora bolsista da disciplina de Anatomia 1 durante o ano de 2019. Monitora bolsista da disciplina Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem I e II durante o ano letivo de 2020 e voluntária no ano de 2021. Ligante na Liga Acadêmica de Pediatria Multidisciplinar vinculada à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (LAPEM/Unirio).

Fernanda Bezerra Góes, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003), Especialização em Enfermagem Pediátrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2007), MBA Executivo em Saúde na COPPEAD pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). É Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, educação em saúde, criança, recém-nascido e processo de alta. 

Maithê de Carvalho Goulart Lemos, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2010), Especialização em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Gama Filho (2012), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2012), Doutorado em Enfermagem e Biociências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense - Campus Universitário de Rio das Ostras. Exerce o ensino na graduação, orienta e desenvolve projetos na área de biossegurança, saúde do trabalhador, semiologia e semiotécnica na enfermagem e práticas de ensino simuladas. Coordenadora do Laboratório de Ensino de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense - Campus Universitário de Rio das Ostras. Integrante do Laboratório de Pesquisa: Enfermagem, Tecnologias, Saúde e Trabalho (UNIRIO). Líder do Laboratório de Pesquisa, Práticas e Ensino Simulado em Enfermagem - LAPESE. 

Fernanda Maria Vieira Pereira-Ávila, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Enfermagem pela Unifenas (2007). Especialização em Urgência, Emergência e Terapia Intensiva pela Universidade de Ribeirão Preto (2010). Especialização em Formação Docente em Educação Profissional na Área da Saúde pela Fiocruz (2011). Mestrado em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP (2011). Doutorado em Ciências pelo Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem - EERP/USP (2015). Líder do grupo de pesquisas Laboratório de Pesquisa, Práticas e Ensino Simulado em Enfermagem - LAPESE da Universidade Federal Fluminense. Atualmente atua como Chefe e Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense - UFF. Atuação na área de Semiologia e Semiotécnica aplicada à Enfermagem na saúde do adulto e idoso e experiencia na temática de doenças infecciosas sobretudo na avaliação da adesão de profissionais de saúde às medidas precauções-padrão com ênfase na segurança do profissional e do paciente.

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Published

2022-06-14 — Updated on 2022-07-11

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How to Cite

Kilson, K. da S., Cruz, L. H. de O. S. da, Góes, F. B., Lemos, M. de C. G., & Pereira-Ávila, F. M. V. (2022). Assessment of a simulation in cardiopulmonary arrest during the debriefing among nursing students in the pandemic. Revista De Enfermagem Da UFSM, 12, e21. https://doi.org/10.5902/2179769267548 (Original work published June 14, 2022)

Issue

Section

Artigos Originais

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