Acidentes por quedas e fratura do fêmur na população idosa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769226168

Palavras-chave:

Acidentes por quedas, Fraturas do fêmur, Idoso

Resumo

Objetivo: conhecer as características de idosos hospitalizados com fratura do fêmur e os fatores extrínsecos relacionados aos acidentes por quedas. Método: estudo transversal e descritivo, realizado no período de fevereiro de 2012 a fevereiro de 2013, com 108 idosos internados em um Hospital de médio porte do município de Pelotas devido a fratura do fêmur. As variáveis analisadas foram dados socioeconômicos e demográficos relacionados aos fatores extrínsecos de quedas em idosos. Resultados: a maior parte dos entrevistados eram aposentados, viúvos, sabiam ler e escrever e sofreram fratura do fêmur devido à queda em suas próprias residências. A maioria dos domicílios não possuía adaptações no seu interior e os tapetes disponíveis não eram antiderrapantes. Conclusão: os dados mostram que os acidentes por quedas na população idosa podem ser evitados com medidas simples, todavia se faz necessário uma avaliação da pessoa idosa e do ambiente em que vive, identificando os idosos com risco para quedas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria José Santos de Oliveira, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Saúde e Desenvolvimento Humano La Salle Canoas

Fernanda dos Santos, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Membro do Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces – NUCCRIN.

Celmira Lange, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Pesquisadora do Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces – NUCCRIN.

Letícia Pilotto Casagranda, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Enfermeira. Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Membro do Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces – NUCCRIN.

Elaine Thumé, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Enfermeira. Doutora em Epidemiologia. Professora do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.

Denise Somavila Przylynski Castro, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.

Downloads

Publicado

2018-06-29

Como Citar

Oliveira, M. J. S. de, Santos, F. dos, Lange, C., Casagranda, L. P., Thumé, E., & Castro, D. S. P. (2018). Acidentes por quedas e fratura do fêmur na população idosa. Revista De Enfermagem Da UFSM, 8(2), 225–235. https://doi.org/10.5902/2179769226168

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)